Vila Verde: EPATV tem ‘bandeira verde’ para trabalhar



A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) hasteou ontem a bandeira verde de ‘eco-escola’, na sua sede, em Vila Verde, aproveitando para dar a conhecer alguns dos seus projectos.
É o terceiro ano que a EPATV trabalha para ser uma ‘eco-escola’, depois de reconhecida com o galardão dois anos consecutivos.

A mobilidade sustentável é um dos projectos a concretizar este ano lectivo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde, anunciou ontem o director-geral da EPATV, João Luís Nogueira.
A escola propõe-se alugar as bicicletas, por um valor anual baixo, como forma de incentivo alunos e professores a trocar o automóvel pelas ‘bikes’ nas suas deslocações pela vila.
O projecto prevê a disponibilização de 45 bicicletas.

Serão instalados dois parques para as bicicletas: um junto à EPATV e outro junto aos Paços do Concelho.
A redução de custos energéticos e a separação de resíduos com vista à reciclagem são medidas que a EPATV vai continuar a implementar.
Ontem, o hastear da bandeira foi pretexto para trocar lâmpadas normais por outras de baixo consumo.
‘Se queres mudar o mundo, começa por mudar de l âmpadas’ é o mote da campanha que conta com a colaboração da EDP.

Várias pessoas aderiram à troca de uma lâmpada por quatro mais economizadoras, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilelal e a responsável pelo programa ‘Eco-Escolas’ na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Eugénia Pedralva.
O director-geral da EPATV sublinhou que “o projecto da escola é formar profissionais, mas também cidadãos”.
Neste contexto, agradeceu o trabalho de todos os professores envolvidos no projecto ‘Eco-escola’, comprometendo-se a criar condições para dar continuidade às boas práticas que valeram à EPATV a bandeira verde.

A representante da DREN lembrou que o programa ‘Eco-escolas’ remete também para a responsabilidade social das escolas e considerou fundamental “a envolvência da autarquia” local.
A ostentar o galardão pelo terceiro ano, a EPATV, deverá ser alvo de uma auditoria. O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde apontou a “estratégia ecológica” do município, que está empenhado, não só em preservar o ambiente como em melhorá-lo para as gerações futuras. Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa


0 comentários: