Vila Verde: Autarcas contra traçados do TGV


Actual Alfa-Pendular

Os presidentes das juntas de freguesia de Vila Verde consideram que os dois traçados apontados na Projecto de Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo - no troço Braga/Valença - «são gravosos para as populações». A conclusão foi retirada pelo presidente da Câmara Municipal local, António Vilela no final de uma reunião realizada, quarta-feira à tarde, com os autarcas, os quais registaram, no entanto, que «o corredor/traçado A é o menos gravoso».

A reunião insere-se no período de Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental do projecto, que se iniciou dia 13. O encontro, em que participou o técnico responsável pela coordenação concelhia do processo, José Bezerra, juntou os presidentes das freguesias de Marrancos, Arcozelo, Freiriz, Escariz S. Martinho, Escariz S. Mamede, Cabanelas, Cervães e Parada de Gatim, que puderam conferir, discutir e argumentar em torno da matéria.

Na ocasião, o autarca voltou a mostrar «reservas» em relação aos corredores propostos para a passagem do comboio, bem como à estratégia definida, tendo os presidentes de Junta manifestado que «as propostas avançadas merecem muitos reparos e eventuais correcções».

Para o presidente «o Município e as juntas de freguesia não querem inviabilizar o desenvolvimento, mas antes encontrar soluções que o promovam sem prejuízo das populações locais e do território concelhio». Por isso, considera que «embora estando frontalmente contra os traçados/corredores propostos, todos comungam da ideia que é necessário proceder a correcções e alterações que enquadrem os interesses de todas as partes». Fonte IOL Diário



Fonte imagem

0 comentários: