Ribeira do Neiva: Ganha novo centro escolar


O Município de Vila Verde prepara-se para adjudicar a empreitada de ampliação e modernização do Centro Escolar da Ribeira do Neiva.
A adjudicação da obra, com valor base de 1 milhão e 530 mil euros, é votada, esta quarta-feira, na reunião do executivo municipal.
A ampliação do Centro Escolar da Ribeira do Neiva insere-se num conjunto de obras de requalificação e modernização do parque escolar concelhio que ascendem a mais de quatro milhões de euros.

Depois de Cabanelas e Vila Verde, com Centros Escolares já em funcionamento, os Centros Escolares Monsenhor Elísio de Araújo (obra em curso) e da Ribeira do Neiva são mais dois equipamentos escolares que contribuem para a reestruturação educativa e para a concretização da Carta Educativa, assinala o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, realçando que 'este último é mais um projecto de capital importância para Vila Verde e, de forma particular, para a zona da Ribeira do Neiva'.

O novo Centro Escolar da Ribeira do Neiva vai custar mais de 1,5 milhões de euros 'nasce' no espaço contíguo à actual EBI da Ribeira do Neiva, o que contribuirá para a sequencialidade educativa no mesmo espaço, uma ve z que passará a receber alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de todas as freguesias do Agrupamento de Escolas (Marrancos, Portela das Cabras, Duas Igrejas, Azões, Rio Mau, Goães, Pedregais, Arcozelo e Godinhaços).

Os alunos poderão partilhar espaços entre si, nomeadamente o pavilhão gimnodesportivo, o campo de jogos exterior, os espaços exteriores, beneficiando de estruturas já existentes que darão resposta a toda a população escolar, tal como a cozinha e os serviços administrativos.
O novo edifício receberá os alunos do 1º ciclo de nove freguesias do Agrupamento. Para tal, contará com dez salas de 1º ciclo, uma sala polivalente/refeitório, uma biblioteca, uma sala de professores, cozinha/copa e parque infantil somente para utilização da população escolar do 1º ciclo.

Nesta fase, o Município de Vila Verde tem, em obra e fase de lançamento, as empreitadas de Construção do Centro Escolar Monsenhor Elísio de Araújo (1 milhão e 449 mil euros), Centro Escolar da Ribeira do Neiva (valor base de 1.530.164,51€), a construção dos acessos ao Centro Escolar de Vila Verde (600 mil euros) e a ampliação/modernização das escolas de Oriz S. Miguel, Lanhas, Carreiras S. Tiago e Atães. Fonte Correio do Minho

0 comentários: