Vila Verde: José Manuel Fernandes assume-se candidato à Câmara de Vila Verde


José Manuel Fernandes põe um ponto final na especulação em torno da sua (re)candidatura à Câmara Municipal de Vila Verde. Diz que a decisão não está tomada, pois ainda "falta ouvir os órgãos próprios", mas assume a sua disponibilidade e vontade de ser candidato à presidência da autarquia. Em declarações à imprensa, em Pico de Regalados, o autarca pré-anunciou a sua recandidatura. Também deixou claro que não recebeu qualquer convite par integrar a lista do PSD ao Parlamento Europeu. E diz estar preparado para todos os combates, olhando sempre ‘o topo da pirâmide’.

- Depois de 2009 os munícipes também poderão dirigir-se ao actual presidente de câmara?
JMFernandes - Em 2009, os munícipes poderão dirigir-se ao presidente de câmara…claro, eu, se ganhar as eleições, não é?

- Então é um candidato?
- Tudo indica que me vou recandidatar

- Mas existem rumores de que poderá vir a integrar a lista ao Parlamento Europeu?
- Isso também não é novidade nenhuma, pois já integrei a lista ao parlamento europeu nas anteriores eleições. E fui candidato à câmara. Por isso, fala-se sempre, sempre muita gente a fazer o meu percurso político e eu nunca programei a minha vida política.
Agora, sabe-se é uma coisa: o próximo mandato é o último para mim.

- Mas, no caso de se integrar a lista do PE, optará pelo parlamento europeu ou pela autarquia?
- Eu assumo sempre os meus compromissos. Se eu for candidato à câmara, como tudo indica, eu assumirei o lugar de presidente de câmara e cumprirei o meu mandato até ao fim.

- Mas já recebeu o convite do Marques Mendes ou…?
- E o Marques Mendes é o cabeça de lista? Não recebi convites de nenhuma natureza, é importante. O que há neste momento é especulação. Agora, aquilo que lhe posso dizer é que assumo os meus compromissos. Se for candidato à câmara…

- Se?
- Ainda não está decidido. Mas, tudo indica, sendo candidato à câmara, eu assumo o mandato até ao fim.

- Se não for candidato, não tem medo que o partido fique fragilizado, ou a candidatura que vier a ser constituída seja mais frágil?
- Isso já é um cenário. Mas, tudo indica, mas não há decisão, eu serei candidato à Câmara.

- Ou seja, vai preparar o caminho a outro candidato?
- Tudo indica - e é a minha vontade - ser e concluir um projecto. A única coisa chata é que todos saberem que aquele é o último mandato. E vai ser um problema que se vai pôr em todos os presidentes de câmara. É que toda a gente vai saber , com a agravante de que tudo aquilo que um presidente de câmara fizer vai ter a leitura que der jeito, porque é o ultimo mandato do presidente de câmara.

- Esse parênteses está condicionado, porquê? Se for, o que é que poderá?
- Ainda não há decisão, mas tudo indica que a comissão política de Vila Verde se pronunciará proximamente. Agora, aquilo que eu poderei dizer é que tudo indica que eu vou-me candidatar à câmara municipal de Vila Verde.

- Independentemente também de vir a assumir esse lugar ao parlamento europeu?
- Mas eu não tenho nenhum convite para o parlamento europeu.

- Ainda não tem?
- Não! Isso são especulações. Eu não tenho nenhum convite para o parlamento europeu.

- Mas, se fosse o Dr. António Vilela assumir a candidatura, estaria bem entregue?
- Esse ou outro cenário do pós-presidente de câmara vai-se colocar apenas ganhando as eleições. Vai-se colocar em 2013 e o PSD tem excelentes candidatos a câmara municipal. O PSD é um partido forte, com excelentes recursos humanos, tem grandes candidatos para câmara municipal e deve ser o partido a escolhê-lo. Eu não sou o dono do PSD de Vila Verde e, portanto, o PSD há-de escolhê-lo.
Vamos simplificar isto: Não havendo decisão em contrário, tudo indica que serei o candidato a câmara de Vila Verde para mais um mandato. Sendo candidato à câmara, assumo o mandato até ao fim.
Aliás, isto é algo que está de acordo com o que tenho feito até hoje. Já fui cabeça de lista à assembleia da república, em 1999, já fiz parte da lista do parlamento europeu, tendo sido eleito deputado e estive até ao fim do mandato, porque eu não vou defraudar expectativas e, por isso, a decisão há-de acontecer brevemente. Há muito tempo, tudo indica que sou o candidato. Se ganhar, assumo o meu mandato até ao fim. A sucessão será um problema que se vai colocar em 2013, não havendo alterações

- Este último mandato será com a mesma equipa?
- Não tenho definida equipa para o próximo mandato. Há muito tempo ainda para decidir isso. Não está concluída a equipa.

- É possível que o Dr. Rui Silva saia para o parlamento?
- Não está definida a equipa, nem tomadas decisões de qualquer espécie. Não vou falar de cenários. O que vos digo é que, tudo indica, sou candidato à câmara.

- Tudo indica?
- Essa é uma decisão da comissão política, é uma decisão da Distrital…

- Se o anterior presidente câmara, António Cerqueira, se candidatar teme que o PSD venha a perder as eleições deixando Vila Verde?
- Não temo. Ouça, eu sou o candidato!

- E teme perder as eleições neste cenário?
- Não! O PSD não perde as eleições, seja quem for o candidato do PSD, o PSD tem aqui excelentes recursos, tem boas equipas. O PSD não perde eleições em Vila Verde, seja quem for o seu candidato.

- Mas o António Cerqueira será um adversário à altura?
- Não falo de possíveis candidatos. Aquilo que eu lhe digo é que, quando vou para eleições, faço de conta que o candidato do PS é o Sócrates, pois é o candidato mais forte que o PS tem. E faço de conta que o candidato do CDS-PP é o Paulo Portas, que, teoricamente, é o candidato mais forte do PP.
Eu nunca falo dos outros, nem quero saber do programa dos outros. Faço sempre política pela positiva. Aliás, nós temos dado a conhecer Vila Verde pela positiva! Fonte Jornal Terras do Homem

0 comentários: