Minho: Municípios assumem "cumplicidades" no teatro



Cumplicidades é o nome do projecto de teatro que, desde ontem, une os concelhos de Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro e a Associação das Terras Altas do Homem e do Cávado (ATAHCA) como entidade promotora.
O protocolo do projecto intermunicipal de teatro foi assinado, ontem, no Thea-tro Club da Póvoa de Lanhoso, e contou com a presença de João Sequeira, em representação da Direcção Regional de Cultura do Norte, uma das entidades apoiantes.
O coordenador do projecto, Moncho Rodrigues, explica que se trata de “uma parceria intermunicipal na formação, pesquisa e produção de artes cénicas”.
Cumplicidades" promove programas de intercâmbio de saberes, experiências, conceitos e metodologias artísticas que contribuem para a renovação do teatro amador”, referiu aquele encenador.

O projecto, idealizado pelo pelouro da Cultura do município da Póvoa de Lanhoso e mais tarde apresentado à ATHACA, passou por uma fase experimental, nos me-ses de Novembro e Dezembro, e envolveu os quatro municípios, num universo de 140 participantes, com idades entre os 7 e os 60 anos.
Este ano, os responsáveis do projecto pretendem construir um espectáculo em moldes inéditos, que reunirá todos os alunos dos núcleos dos quatro conce-lhos e será apresentado, nos meses de Junho e Julho, nos quatro municípios. “Contos da Terra” é o nome provisório do espectáculo que reunirá histórias e tradições de cada local, em jeito de teatro de rua. “Exemplos como este são importantes”, disse o responsável da ATAHCA, Mota Alves, “para conseguirmos dinamizar os nossos territórios rurais. Só assim conseguiremos criar dinâmicas, não só a nível da cultura, mas também a nível económico, para não deixar morrer os nossos territórios rurais”. Fonte Correio do Minho por Lurdes Marques

0 comentários: