Vila Verde: Informática nas 'aldeias’ qualifica activos e desempregados



A Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) da Área Centro, no âmbito da Rede Social de Vila Verde, acaba de iniciar uma acção de formação para activos e desempregados, na freguesia de Mós. O primeiro curso, na área da Informática, envolve 20 formandos. O objectivo é formar recursos humanos em áreas com lacunas.
Formação de activos e desempregados em áreas em que registam lacunas formativas. É com base neste objectivo que, no âmbito da Rede Social do concelho de Vila Verde, a Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) da Área Centro, acaba de iniciar uma acção de formação para activos e desempregados enquadrados naquela zona territorial do município. O primeiro curso na área da Informática já arrancou, envolvendo 20 formandos da freguesia de Mós.
Esta formação de activos e desempregados integra um projecto que está a ser implementado face à parceria estabelecida com a Ino-vinter - Centro de Formação e Inovação Tecnológica.
Para o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Fernandes, “a qualificação e mesmo a requalificação de recursos humanos do concelho tem sido uma preocupação constante do município de Vila Verde”. O autarca lembra a propósito , “que têm sido diversas as acções de formação promovidas pela Câmara Municipal, através dos seus organismos desconcentrados, alguns realizados com o apoio das Juntas de Freguesia e de outros organismos”.

O projecto, intitulado ‘Informática nas Aldeias’, começa agora a ser implementado em Vila Verde, sendo a freguesia de Mós a primeira a acolher esta acção de formação.
O curso arrancou no passado dia 20 de Setembro, sendo dirigida para ‘Utilizador de Word e Excel’. Ao todo são 111 horas de formação, ministrada todos os dias da semana, entre as 20h e as 23h. A acção está a ser implementada nas instalações da recém desactivada escola primária.
“Estamos, assim, a aproveitar recursos, quer humanos (por via da formação), quer físicos (as escolas desactivadas), tornando-as espaços disponíveis para outras áreas”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

De acordo com a autarquia e o plano de formação agendado para a Área Centro - que engloba as freguesias de Mós, Pico de Regalados, Pico S. Cristóvão, Prado S. Miguel, Gomide, Barros e Vilarinho -, estão programadas mais acções de formação com o intuito de qualificar recursos humanos em áreas mais problemáticas.
A próxima formação para activos e desempregados vai ser de ‘Utilizador de Internet’.
Por outro lado, os promotores estão a equacionar a realização de cursos em áreas como: ‘Gestão e Administração’, ‘Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho’, ‘Hotelaria e Restauração’, ‘Contabilidade e Fiscalidade’, ‘Comércio’, ‘Artesanato’, ‘Floricultura e Jardinagem’, ‘Serviços Domésticos’ e ainda ‘Serviços de Apoio a Crianças e Jovens’.
“Estamos preocupados com a qualificação/requalificação dos nossos recursos humanos, por forma a que estejam preparados para os desafios actuais”, destaca José Manuel Fernandes.

Considerando os cursos “um passo excelente no combate à infoexclusão”, o presidente da Câmara Municipal destaca, também, o facto das acções de formação “serem preferencialmente ministradas por activos do concelho”.
De acordo com o autarca, a implementação destes cursos obedece a um diagnóstico orientado pela Câmara Municipal, no âmbito da Rede Social, junto das freguesias e áreas definidas. É com base nessas orientações que a Inovinter promove as suas acções de formação. Fonte Correio do Minho

0 comentários: