Cabanelas: Colheitas com Corte do Milho e desfolhada



Em Cabanelas, Vila Verde, a tradição ainda é o que era, e como tal, a freguesia recebe a edição 2006 da Feira das Colheitas. Para este ano, a Comissão de Festas propõe recriar as actividades no campo, por parte dos agricultores, o que promete chamar não só a população, mas também alguns forasteiros.
Cabanelas promete animar o Concelho de Vila Verde no próximo fim-de-semana, com a edição 2006 da Feira das Colheitas.
Assim, no dia 21 e 22 de Outubro, vão ser recriados alguns momentos relacionados com as colheitas agrícolas, ideia levada a cabo pela Comissão de Festas das Colheitas, tendo em conta as tradições locais, no que diz respeito a este ritual, que acontece todos os anos por esta altura.
O ‘Corte do Milho’, a ‘Desfolhada’, a ‘Missa de Acção de Graças’ e a ‘Feira das Colheitas’ são momentos do programa, que promete uma forte adesão da população local assim como um envolvimento muito forte de forasteiros.

A instalação de bancas de venda de produtos agrícolas e das tradicionais tasquinhas de ‘comes e bebes’ darão ao evento um toque verdadeiramente tradicional.
Um cenário que vai ser enriquecido com o toque das concertinas e cavaquinhos e das vozes dos cantadores e cantadeiras ao desafio.
No sábado, dia 21, o certame arranca com o Corte do Milho, que tem início às 9h00, na Veiga de Cabanelas. Antes, pelas 08h30, decorre a concentração, no Adro da Igreja.
O milho é, depois, colocado, no Parque de Merendas, no Passal da Paróquia, onde decorrerá a tradicional ‘Desfolhada’, a partir das 21h00.
Um momento que vai ser enriquecido com a realização de um concurso de máscaras e a actuação de tocadores de concertinas, cavaquinhos e cantares ao desafio.

Em complemento a este programa, os presentes vão poder deliciar-se com os variadíssimos sabores da gastronomia típica local, onde não não vão faltar os bolos de carne, as sardinhas, as fêveras assadas, as pataniscas, o bacalhau frito, a broa de milho e o caldo verde.
São estas as iguarias que vão ser certamente ‘regadas’ com o tradicional vinho verde.
Domingo, dia 22, a jornada festiva prossegue com a realização da ‘Missa de Acção de Graças, que começa às 07h30.
A festa continua então às 14h00, com o arrancar da Feira das Colheitas, com venda de produtos agrícolas e de artesanato da região e entrega de prémios aos mascarados.

As barraquinhas/tasquinhas de ‘comes e bebes’ vão fazer as delícias daqueles que queiram degustar alguns dos petiscos típicos locais.
O programa da Feira das Colheitas termina por volta das 14h30, com a realização de uma sessão de perícia automóvel.
O presidente da Câmara de Vila Verde, José Manuel Fernandes não deixou pasar em branco esta ocasião, comentando desta forma que “são manifestações populares que continuam bem enraizadas nos cidadãos vilaverdenses, sobretudo os residentes em meio rural, e que ajudam a preservar as tradições”.
O edil não esconde “o orgulho de ver e sentir que os vilaverdenses não esquecem as suas raízes”, principalmente este tipo de reuniões populares. Fonte Correio do Minho

0 comentários: