Nem dá para acreditar. Um homem de idade avançada, natural da freguesia de Prado S. Miguel, Vila Verde, impediu, esta tarde, um helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros de proceder à recolha de água do seu tanque, para combater o incêndio que lavra nas freguesias vizinhas de Godinhaços e Atães/Portela do Vade.
Fonte do Serviço de Protecção Civil Municipal de Vila Verde e dos Bombeiros de Vila Verde referiu que o caso foi já encaminhado para a GNR, a quem compete identificar o indivíduo e agir em conformidade com a lei.
Mais grave, terá sido o facto da pessoa em causa ter colocado a segurança do helicóptero, ameaçando o piloto com uma alfaia agrícola, tendo acabado por esvaziar o tanque.
A protecção civil municipal volta a pedir a ajuda da população, quer na prevenção, quer na ajuda ao combate aos incêndios (com recurso a cisternas, pulverizadores e outros meios).
O alerta é mais expressivo para aqueles que «teimam» em realizar queimadas, fogueiras e pequenos focos para queima de produtos. A protecção civil municipal e bombeiros acentuam que – para além de estarem expressamente proibidas as queimadas (inclusive, são duramente punidas por Lei) – é importante que as populações ponham em prática medidas de corte de matos e outros produtos florestais que acabam por ser «verdadeiros rastilhos de pólvora nesta fase de temperaturas elevadas».
Mapa de incêndios de Vila Verde:
Nesta altura, está já em fase de rescaldo o incêndio de Parada de Gatim, Cervães e Escariz S. Mamede, que chegou a entrar no concelho de Barcelos. Estão ainda no local diversas equipas de intervenção, no sentido de acautelar qualquer reacendimento.
Recorde-se que este incêndio esteve activo por mais de 24h00.
Em Godinhaços, Portela do Vade/Atães está ainda activo o incêndio que se registou ao início da tarde. Um incêndio que pode ficar controlado nas próximas horas, segundo previsões dos bombeiros de Vila Verde, que estão a ser ajudados pelas corporações de Cabeceiras de Basto, Terras de Bouro e Amares.
Durante o início da tarde, registaram-se ainda dois fogachos nas freguesias de Moure e Lage, ambos rapidamente controlados pelos bombeiros de Vila Verde. Nestes casos, aponta-se como causa ‘incúria humana’. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva
1 comentários:
Olá...eu lamemto ...só isso, que hajam ainda pessoas tão mal formadas, que não vejam que o país e a terra é de todos nós, e que não é por dar água, ou colaborar com os outros, que ficarão mais pobres....
a riqueza e o bem estar, tem que ser comum a todos...e só com colaboração e compaixão uns pelos outros...se poderá ver a nossa terra andar para a frente e poderemos fazer frente aos acidentes de fogos, que nesta época são um flagelo...para todos nós!!!
Um abraço da padreca domingas
Enviar um comentário