Prado S. Miguel: Homem impediu heli de actuar



Nem dá para acreditar. Um homem de idade avançada, natural da freguesia de Prado S. Miguel, Vila Verde, impediu, esta tarde, um helicóptero do Serviço Nacional de Bombeiros de proceder à recolha de água do seu tanque, para combater o incêndio que lavra nas freguesias vizinhas de Godinhaços e Atães/Portela do Vade.

Fonte do Serviço de Protecção Civil Municipal de Vila Verde e dos Bombeiros de Vila Verde referiu que o caso foi já encaminhado para a GNR, a quem compete identificar o indivíduo e agir em conformidade com a lei.
Mais grave, terá sido o facto da pessoa em causa ter colocado a segurança do helicóptero, ameaçando o piloto com uma alfaia agrícola, tendo acabado por esvaziar o tanque.

A protecção civil municipal volta a pedir a ajuda da população, quer na prevenção, quer na ajuda ao combate aos incêndios (com recurso a cisternas, pulverizadores e outros meios).
O alerta é mais expressivo para aqueles que «teimam» em realizar queimadas, fogueiras e pequenos focos para queima de produtos. A protecção civil municipal e bombeiros acentuam que – para além de estarem expressamente proibidas as queimadas (inclusive, são duramente punidas por Lei) – é importante que as populações ponham em prática medidas de corte de matos e outros produtos florestais que acabam por ser «verdadeiros rastilhos de pólvora nesta fase de temperaturas elevadas».


Mapa de incêndios de Vila Verde:
Nesta altura, está já em fase de rescaldo o incêndio de Parada de Gatim, Cervães e Escariz S. Mamede, que chegou a entrar no concelho de Barcelos. Estão ainda no local diversas equipas de intervenção, no sentido de acautelar qualquer reacendimento.
Recorde-se que este incêndio esteve activo por mais de 24h00.

Em Godinhaços, Portela do Vade/Atães está ainda activo o incêndio que se registou ao início da tarde. Um incêndio que pode ficar controlado nas próximas horas, segundo previsões dos bombeiros de Vila Verde, que estão a ser ajudados pelas corporações de Cabeceiras de Basto, Terras de Bouro e Amares.

Durante o início da tarde, registaram-se ainda dois fogachos nas freguesias de Moure e Lage, ambos rapidamente controlados pelos bombeiros de Vila Verde. Nestes casos, aponta-se como causa ‘incúria humana’. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

1 comentários:

padreca domingas disse...

Olá...eu lamemto ...só isso, que hajam ainda pessoas tão mal formadas, que não vejam que o país e a terra é de todos nós, e que não é por dar água, ou colaborar com os outros, que ficarão mais pobres....
a riqueza e o bem estar, tem que ser comum a todos...e só com colaboração e compaixão uns pelos outros...se poderá ver a nossa terra andar para a frente e poderemos fazer frente aos acidentes de fogos, que nesta época são um flagelo...para todos nós!!!
Um abraço da padreca domingas