Vila Verde: ‘Cantarolar’ sonhos e tradições a partir das pautas escolares



O Agrupamento de Escolas de Vila Verde inicia hoje uma fase do projecto musical assente na gravação e edição de um trabalho discográfico contendo canções tradicionais portuguesas cantadas pela comunidade educativa: alunos, pessoal docente e não docente. Com uma forte componente pedagógica, o projecto conta com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura, bem como da autarquia vilaverdense e da Associação de Pais. Em breve, o produto final será apresentado ao público.

A partir de hoje, e até quarta-feira, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Vila Verde são artistas famosos durante três dias. Entram em estúdio com o objectivo de gravar um CD duplo contendo canções tradicionais portuguesas.
Alunos, pessoal docente e não docente sobem ao palco imaginário de um estudo de gravação com o intuito de contactar mais de perto com as diferentes etapas evolutivas que envolvem a gravação e produção de um trabalho discográfico.

O Agrupamento de Escolas aderiu a um projecto inovador no âmbito do desenvolvimento de actividades de complemento extra-curricular, na área das Expressões Artísticas.
Segundo o professor José Carlos Costa, coordenador do Departamento e Disciplina de Educação Musical, “o projecto tem por finalidade a gravação e edição de um trabalho discográfico contendo canções tradicionais portuguesas cantadas pela comunidade educativa com meios profissionais, num pacote que inclui um DVD com imagens da gravação, um CD duplo com as canções gravadas e um poster com as fotografias e nomes dos participantes”.
Este trabalho, com uma forte componente pedagógica, foi proposto pela ‘Clave de Soft’, com o apoio do ministério da Educação e Cultura.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde e da Associação de Pais.
Para já, e segundo dados revelados pelos promotores do projecto, a apresentação pública do trabalho ainda não está agendada, estando, nesta altura a serem estudadas as várias possibilidades propostas pela região. De qualquer forma, José Carlos Costa adianta que em altura própria será anunciado o dia em que se realizará a festa de lançamento que envolverá todos os participantes, isto é, mais de 2100 alunos vilaverdenses.

Muito mais que um projecto musical

Neste projecto, estão envolvidos os jardins-de-infância, escolas do 1.º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Deste modo, o docente enalteceu o trabalho de todos aqueles que se empenharam neste trabalho, lembrando que este tipo de iniciativas têm uma influência positiva no sucesso educativo.
Em entrevista ao ‘Correio do Minho' publicada no dia 28 de Maio de 2005, o coordenador do Departamento e Disciplina de Educação Musical, sublinhou a importâcia da Educação Musical no percurso escolar dos alunos. “Ao nível do Pré-Escolar, e falando do ponto de vista da linguagem, a música pode ser muito importante, desde conhecer palavras novas, aumentar vocabulário e, ao mesmo tempo, desenvolver competências muito importantes para o sucesso do ensino/aprendizagem no futuro”, destacando ainda a importância de conceitos como concentração e atenção, da memorização não-forçada.
“Se um aluno, a partir do Pré-escolar, trabalhar estas competências devidamente orientadas, provavelmente no 1.º ciclo poderia ir mais longe na sua aprendizagem depois destas valências serem bem trabalhadas”, explicou.

Deste modo, José Carlos Costa, lembrou que a língua portuguesa deveria ser mais valorizada porque a canção, quando bem trabalhada ao nível da linguagem, incide no texto e na emissão das palavras (ditongos).
O trabalho que amanhã começa a ser gravado é, segundo o professor de Educação Musical, um passo importante para serem valorizadas as raízes históricas da região, um estilo que levará os alunos a sentirem algo que não está na moda, mas que apela à sua criatividade.
Apesar de ainda estar em fase de construção, este projecto assume um conjunto de indicadores que o levam ao sucesso no seio da comunidade escolar.

Numa mistura de músicas e tradições, relações entre os vários intervenientes da comunidade escolar, salta à vista a vontade de quem conduz um projecto que todos estão desejosos de ver o produto final.
A partir das claves e pautas musicais do meio escolar, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde iniciam hoje o concretizar de um projecto único assente no ‘cantarolar’ de melodias, sons, ritmos e textos do antigamente. Fonte CM por Ricardo Vasconcelos

0 comentários: