Sabariz: Tradição da noite S. Pedro foi mais uma vez cumprida



Foi agitada a noite de S. Pedro, anteontem, na freguesia de Sabariz, concelho de Vila Verde, onde um grupo de rapazes cumpriu a tradição das “roubalheiras” e andou de casa em casa a “roubar” para depositar tudo no adro da Igreja paroquial.
Cerca de uma dezena de jovens “roubaram” uma noite de sono para tentar manter uma tradição do S. Pedro - na noite de 28 para 29 percorre-se a freguesia para as “roubalheiras” - que consiste em levar das casas os mais variados objectos, mas sobretudo vasos, que são depois depositados no adro da Igreja.

Há quem passe a noite de S. Pedro acordado “à cata” para que da sua casa não seja levado nada, mas foram várias as casas “limpas” em Sabariz, garantiu ao “Correio do Minho” um dos participantes.
Vasos, alfaias agrícolas, escadas, mangueiras, cadei-ras de esplanada... um pouco de tudo apareceu no adro da Igreja paroquial, onde os donos costumam procurar os seus pertences no dia seguinte.

Os “ladrões” tiveram a preocupação de colocar o produto das “roubalheiras” mais ou menos organizado para os proprietários procurarem o que é seu. Há quem prefira subornar os “ladrões” para que não levem nada de sua casa, mas há também reacções violentas a esta tradição, afirma aquele participante, que prefere não identificar-se. O próprio pároco da fre-guesia ofereceu duas garrafas de vinho para animar a noite, já que afinal a ideia é passar um bom bocado, embora seja melhor quando calha ao fim-de-semana. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: