Desporto: Esquiador do asfalto evita último lugar na prova



O esquiador Danny Silva, único participante português nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim'2006, terminou hoje no 94º lugar a prova dos 15 quilómetros de estilo clássico em esqui de fundo.
Danny Silva, o oitavo português presente em Jogos Olímpicos de Inverno, terminou a prova disputada em Pragelato, no Val Chisone (1.518 metros de altitude), em 54.34,01 minutos, a 16.32,8 minutos do campeão olímpico, o estónio Andrus Veerpalu.
O esquiador português nascido em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, cumpriu os primeiros 4,9 quilómetros do percurso em 16.37,3 minutos e passou aos 9,9 quilómetros em 36.40,1, recuperando posições face à desistência de dois adversários.
Na prova, que contou com 99 esquiadores à partida, viriam a desistir o sul-africano Oliver Kraas (70º aos 4,9 quilómetros) e o lituano Aleksej Novoselkij (83º).
Com condições atmosféricas difíceis e num percurso já por si complicado, Danny Silva terá sido hoje penalizado por uma má escolha de cera para os esquis, causadora de atrito, que o obrigou a fazer mais força, inclusive nas descidas.
Danny Silva, que pretende voltar a marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2010, em Vancouver, conseguiu hoje uma das suas melhores marcas, ainda que nos Mundiais de Oberstdorf, em Fevereiro de 2005, tenha alcançado o tempo de 54.22,2 minutos.
Nos lugares do pódio, destaque para o estónio Andrus Veerpalu, que deu ao seu país a terceira medalha de ouro em Turim2006 (todas no esqui de fundo), ao defender um título que já lhe pertencia desde Salt Lake City2002.
Com condições climatéricas muito adversas, de muito vento e neve, Veerpalu chegou à meta cerca de 15 segundos antes do checo Lukas Bauer, enquanto o alemão Tobias Anderer arrecadou a medalha de bronze, após terminar 19 segundos depois do estónio. Fonte Lusa

0 comentários: