Ribeira do Neiva homenageou poeta Sá de Miranda

poeta Sá de Miranda



A comunidade escolar da Escola Básica da Ribeira do Neiva, em Vila Verde, vestiu-se a rigor para homenagear Sá de Miranda, o poeta do Neiva, abrindo Feira Quinhentista que retratou o espírito da época renascentista.
Bancas com produtos locais, jogos medievais de tabuleiro, plantas de cheiro e um espaço para recriar acrobacias realizadas por um grupo de ‘bobos’ foram algumas das actividades que animaram o recinto escolar.

A Feira Quinhentista promovida na Ribeira do Neiva contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, do director do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Armando Machado, dos pais, dos professores e dos alunos e assumiu-se como uma jornada divertida que levou os participantes a imergirem no perío- do quinhentista. 

De referir que Vila Verde voltou este fim-de-semana a fervilhar de vida com a Feira Quinhentista - Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde. O ev ento espelha a forma como o concelho celebra “orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força para construir um futuro mais próspero”.
A iniciativa assume-se como uma jornada que permite aos participantes conhecerem melhor a história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o potencial turístico do concelho. 

No último dia, hoje, a Feira Quinhentista ‘abre as portas’ pelas 10 horas e uma hora mais tarde haverá música ao vivo no recinto. Para o início da tarde, 15 horas, está marcada a iniciativa rainha do programa, o Cortejo Histórico, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda. Danças, teatro, artes circenses, falcoaria, oficinas e mostras de armas são outras das actividades programadas para a tarde de domingo, que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.

0 comentários: