Câmara Municipal vai lançar a concurso público a reabilitação do antigo edifício da Adega de Vila Verde e área envolvente




O lançamento a concurso público da obra de reabilitação do antigo edifício da Adega Cooperativa de Vila Verde foi aprovado na reunião do Executivo Municipal, realizada hoje, 22 de maio.
Com base no orçamento resultante do projeto de execução concluído, o valor de base da empreitada é de cerca de 2 milhões e 900 mil euros (IVA não incluído). Esta empreitada com prazo de execução de 540 dias destina-se à requalificação do antigo edifício da Adega Cooperativa e sua transformação em Centro de Artes e Espetáculos.

No âmbito da estratégia integrada de reabilitação e de elevação da atratividade das zonas urbanas concelhias, a Câmara Municipal de Vila Verde vai dar continuidade à forte aposta que está a ser feita em matéria de requalificação deedifícios e espaços públicos, conferindo-lhes uma nova centralidade e dinâmicas muito próprias.

Na zona envolvente do antigo edifício da Adega Cooperativa de Vila Verde, existem já o Centro de Artes e Cultura e o novo quartel da GNR. Assim, o centro de Artes e Espetáculos irá funcionar em articulação e em complementaridade com estes equipamentos, atraindo novos públicos, dinamizando a cultura e catalisando também a economia local.

Esta empreitada de requalificação do antigo edifício da Adega Cooperativa, no sentido de o converter num Centro de Artes e Espetáculos, visa reinterpretar o imóvel no seu todo, através da recuperação integral do mesmo e da sua refuncionalização.

A intervenção visa, pois, definir um “novo caminho” e um “novo futuro” para este emblemático edifício, ancorado no seu simbolismo e no seu valor histórico.

Este “novo caminho” assenta, sobretudo, na valorização do simbolismo associado à verdade identitária desta antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, fazendo-a definir uma nova imagem para um novo uso.

Será o novo espaço das Artes e dos Espetáculos de Vila Verde mas não deixará de realçar, de recordar e de relembrar a importância do vinho e da vinha, aqui perpetuados para o futuro.

Este moderno equipamento será apetrechado com espaços expositivos, áreas administrativas, cafetaria, copa/catering, espaços para empresas, espaço multiusos dotado de instalações de apoio, e definição de novas boxes para o Mercado tradicional. Para além de se revelar um espaço versátil, um dos objetivos do projeto consubstancia-se na manutenção da memória da Adega.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, realça que “a regeneração urbana e o propósito de conferir uma nova vida a edifícios e espaços públicos é um dos pilares da estratégia de modernização do território concelhio e de reforço da atratividade do mesmo.”

O mesmo Edil convém que “o concelho de Vila Verde está a conhecer uma fase muito auspiciosa em matéria de concretização de projetos estruturantes para proporcionar ainda melhor qualidade de vida aos Vilaverdenses, fomentando, concomitantemente, a economia local, condição essencial para serem criadas novas oportunidades de emprego e para alavancar a competitividade local.”

Na perspetiva Dr. António Vilela, “é fundamental que os Vilaverdenses se sintam bem no seu concelho, aqui trabalhem e ocupem os seus tempos livres e também que sejam criados polos de atração de visitantes e de novos residentes”.

0 comentários: