Lage celebra a tradição minhota com rejoada, sopas de cavalo cansado e matança da ceba, 12 e 13 novembro





A Lage volta a celebrar a tradição com a recriação de uma prática ancestral típica da região minhota.
No próximo fim de semana, 12 e 13 de novembro, a freguesia recua algumas décadas na história até ao tempo em que as numerosas famílias do Minho se juntavam em torno da matança da ceba, uma prática fundamental de aprovisionamento de mantimentos para enfrentar a dureza e o rigor do ‘general inverno’. As sopas de cavalo cansado, a rejoada e o magusto tradicional são outros dos atrativo de uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia da Lage, com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros local, inserida programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

O fim da tarde de sábado, 12 de novembro, traz ao Lugar da Goja a recriação da prática secular da matança da ceba, em que modernidade e tradição caminham de mãos dadas. As normas legais em vigor são cumpridas rigorosamente, garantindo que o animal morre sem sofrimento, após receber uma descarga elétrica que o atordoa e adormece, ao contrário do que sucede na prática centenária em que o processo era conduzido a sangue frio. A veterinária municipal acompanha todo o processo, garantindo que são cumpridas todas as condições higieno-sanitárias exigidas pela lei. O resto é tudo à moda antiga, como manda a tradição. À medida que o sol se vai pondo e a temperatura ambiente começa a descer ficam reunidas as condições ideais para a recriação desta prática agrícola.

A palha a arder é utilizada para a queima do pelo e fazer a cora da pele. Depois, é altura do desmanche do animal que outrora alimentava uma família inteira durante grande parte do inverno. No final, haverá uma merenda preparada a preceito para fomentar o convívio entre os presentes e trocar memórias de tempos idos. O final da manhã de domingo (13 de novembro) traz consigo a rejoada, um banquete que junta todos os anos dezenas de pessoas num almoço convívio muito alegre e animado. Família e amigos sentados em torno de uma mesa vasta a partilhar histórias enquanto degustam uma das mais célebres iguarias minhotas.

A iniciativa pretende fomentar a confraternização entre os participantes, reforçar laços e implementar uma dinâmica especial, num fim de semana em que a freguesia fervilha de vida. O almoço vai decorrer nas instalações da Junta de Freguesia da Lage, entidade organizadora do evento, com inscrição gratuita e obrigatória. O convívio continua tarde dentro com um magusto tradicional, organizado pelo agrupamento de escuteiros local.

0 comentários: