Balanço extremamente positivo por parte do Município de Vila Verde das Festas concelhias de Vila Verde 2016 em honra de Santo António (c/fotos)




Partilhamos abaixo a comunicação do Município de Vila Verde que fazem balanço extremamente positivo das Festas concelhias de Vila Verde 2016 em honra de Santo António:



As Festas de Santo António 2016 revestiram-se de grande sucesso, superando as melhores expectativas em termo de animação e de adesão do público às múltiplas iniciativas e atividades.

O rico e diversificado programa que preencheu os cinco dias festivos atraiu, diariamente, à sede concelhia, um número excecional de Vilaverdenses e de visitantes oriundos do exterior do concelho que se renderam ao encanto das tradições e à alegria contagiante colocada pelas associações e coletividades concelhias na dinamização de atividades de elevado interesse lúdico e cultural.

A dinâmica introduzida na economia local pelas Festas Concelhias em honra de Santo António e a visibilidade que as mesmas conferem ao concelho, na região, no país e no exterior, permitem fazer um balanço extremamente positivo do trabalho realizado.

Estas festividades perpetuam tradições e referências simbólicas que contribuem para fortalecer os sentimentos de pertença da comunidade.

A majestosa procissão solene em honra de Santo António; a vertente gastronómica, com a 7.ª edição do Festival da Febra; o Festival de Folclore Concelhio e o Festival Folclore Luso Espanhol; as marchas e as rusgas populares; a tradicional Corrida de Cavalos, o concurso “As vozes de St.º António”, os jogos tradicionais, o After Party e o fogo-de-artifício avultam entre o vasto leque de atividades que enriqueceeu a edição deste ano.

É ainda de realçar a realização de atrativos espetáculos musicais, com intérpretes de reconhecido nome, como David Carreira, os D.A.M.A. e Hugo Torres, e que deram também palco a grupos e coletividades locais, como os Amigos da Paródia de Parada de Gatim e a Academia de Música de Vila Verde.

O cortejo da Tradição, um desfile de Carros Alegóricos que contou com a participação das Juntas de Freguesia, Associações e IPSS, numa mostra da autenticidade da cultura e das tradições do povo vilaverdense, foi um outro momento alto desta programação.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, frisa que “as festas de Sto. António voltaram a exceder-se em matéria de organização e na forte atratividade que exerceram nos Vilaverdenses, que foram inexcedíveis pelo seu envolvimento ativo nas atividades e pela forma alegre e muito animada como manifestaram o seu orgulho e interesse pela elevada qualidade das iniciativas.”

O Edil reforça que “foram também numerosos os visitantes de outros concelhos e regiões do país, assim como da vizinha Galiza, que se renderam a esta verdadeira mostra do associativismo concelhio e daquilo que de melhor se faz no território concelhio para preservar e valorizar tradições ancestrais.”

“A forte mobilização das instituições, das associações, das juntas de freguesia e dos Vilaverdenses em geral é um dos aspetos que mais desejo salientar como o grande fator de sucesso destas festividades que muito honraram e dignificaram o concelho Vila Verde e todos os Vilaverdenses”, acrescenta o Dr. António Vilela.


Fotos dos melhores momentos das Festas concelhias de Vila Verde 2016 em honra de Santo António:

Festas de Santo António atraem à sede do concelho número recorde de Vilaverdenses e de visitantes

0 comentários: