Soutelo: IEMinho promove mercado voluntário de carbono





O IEMinho - Instituto Empresrial do Minho, sediado em Soutelo, Vila Verde, está a promover na região as oportunidades e desafios do Mercado Voluntário de Carbono.
Para o efeito, na próxima semana vai desenvolver três workshops na região do Ave e Cávado, direcionados para empresas e entidades públicas.
Considerando que a grande dificuldade de qualquer entidade pública ou privada seprende, muitas vezes, com a materialização e potenciação de estratégias “verdes” e respetivas soluções de intervenção, o IEMinho desenvolveu Cápsulas Formativas para ajudar as empresas e instituições a adotarem ferramentas de contabilidade ambiental.
Entre os instrumentos proposto está a adesão ao Mercado Voluntário de Carbono, que o IEMinho está a desenvolver no âmbito do projeto LCCX.
O LCCX assume-se como  um Mercado Voluntário de Créditos de Carbono onde se transacionam créditos de carbono, com o objetivo central de promover a redução das emissões de GEE na região Norte e Centro de Portugal. Estabelece-se como uma ponte entre organizações que querem mitigar as suas pegadas ecológicas e projetos que promovam o desenvolvimento social, ambiental e económico de uma região, cofinanciando projetos de carbono social de forma simples e voluntária, através desta plataforma.
Com o desenvolvimento do projeto LCCX, o IEMinho pretende ainda sensibilizar empresas e organizações para uma nova abordagem mais sustentável social e ambientalmente. Com a implementação de medidas e estratégias mais verdes, qualquer entidade poderá conceber projetos geradores de créditos de carbono a integrar no LCCX, originando não só a sua diferenciação e posicionamento no mercado, mas também a possibilidade de obter financiamento para essas ações.
No âmbito da operacionalização dos workshops/cápsulas formativas do LCCX, vão ser dinamizadas na próxima segunda e terça-feira três ações: no dia 29 de junho, pelas 10 horas, na Agência de Energia do Ave e CIM do Ave, em Guimarães; no dia 30 de manhã, na CIM do Cávado, em Braga, e à tarde na sede da Associação Industrial do Minho. Os workshops terão uma introdução sobre os mercados de carbono e as vantagens da contabilidade e marketing verdes. Posteriormente, será explicado o projeto LCCX como um novo mercado voluntário de créditos de carbono e pormenorizado o seu funcionamento e tipologias de projetos.
A participação nestas ações é gratuita, devendo os interessados inscreverem-se junto do IEMinho, através do e-mail geral@ieminho.pt
De referir que o LCCX é um projecto SIAC, sendo já o terceiro projeto que o IEMinho dinamiza na área do Carbono , e que foi aprovado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013), no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE). Entre 2010 e 2012, o IEMinho desenvolveu o projeto “IEM-Carbono Social”, tendo criado uma bolsa de entidades que já têm uma conscialização e responsabilização social, mantendo em acompanhamento e permanência o desenvolvimento desta temática no IEMinho. Entre 2011 e 2013, promoveu-se o projeto “Luso Carbono”, que permitiu dotar as empresas de uma ferramenta que lhes permitam reduzir custos e obter vantagens comerciais.

0 comentários: