Minho: Tiago Sá, guarda redes vilaverdense do Sp. Braga em destaque no Correio do Minho




Tiago Sá, guarda redes natural de Moure, Vila Verde, vai alinhar este ano pela primeira vez na equipa principal do Sp. Braga, o Correio do Minho deu esta semana grande destaque aos três guarda redes do Sp. Braga que defenderão as redes da baliza bracarense.


Baliza protegida por guerreiros de três continentes 
O defeso da época do futebol em Portugal fica marcado, de uma forma global, pela transferência de Iker Casillas para o FC Porto. Os guarda-redes estão em voga e nesse contexto damos a conhecer os três concorrentes por um lugar na baliza dos Guerreiros do Minho, não sendo novidade para os adeptos bracarenses, pelo passado que têm no clube. No Algarve, onde decorre o estágio de pré-época, os guarda-redes empenham-se a fundo sob a orientação de Jorge Vital com o intuito de serem os eleitos para a baliza do SC Braga.
A curta distância de idades aproxima os três atletas, tratando-se de jovens e com ambição comum de progredirem na carreira. Acresce, ainda, a qualidade reconhecida a qualquer um deles, não sendo de estranhar o estatuto de grandes promessas que é empregue tanto a Tiago Sá, Matheus como Kritciuk.
No meio de uma história comum, com objectivos semelhantes, e o interesse generalizado em servir o emblema minhoto, há também diferenças que separam os três jovens guarda-redes do plantel à ordens de Paulo Fonseca. Desde logo o ponto de origem, tratando-se de atletas de distintas nacionalidades e transversal ao planeta, uma ez que chega a atingir três Continentes. Desde a América (Ma-theus), passando pela Europa (Tiago Sá) e até chegar a Ásia (Kritciuk).
Começamos por aquele que é um autêntico produto da cantera bracarense. Tiago Sá, 20 anos, natural de Vila Verde, internacional pelas selecções mais jovens, somando no currículo as participações no Campeonato da Europa de sub-19 e Campeonato do Mundo de sub-20, em 2015. Chega este ano ao plantel principal, depois de duas épocas na equipa B e com um título de campeão nacional pelos juniores.
É um dos valores mais promissores resultante do trabalho efectuado na formação do SC Braga, reconhecido pela forma como potencia as qualidades de guarda-redes, sobressaindo os exemplos de recentes de guarda-redes como Quim, Eduardo e até Cristiano. Nas últimas épocas afirmou-se na equipa B do SC Braga e ainda não teve oportunidade para se estrear na I Liga Potuguesa de Futebol mas é uma opção a ter em conta por Paulo Fonseca, não sendo de descurar a experiência nas selecções nacionais.
Como muitas outras histórias de guarda-redes, Tiago Sá também deu os primeiros passos no futebol a jogar como... avançado. Chegou a afirmar numa entrevista que queria fazer muitos golos como o Ronaldo (fenómeno) mas um dia ninguém quis ir para debaixo dos postos e jovem lá experimentou essa posição.
Matheus Lima Magalhães, 23 anos, cumpre a segunda temporada em Braga. É natural de Belo Horizonte - Brasil - e no seu currículo conta uma extraordinária evolução no América Mineiro, o único clube que defendeu antes da transferência para Braga, depois de ter sido definido como o guarda-redes da série B do Brasileirão. Na altura, o SC Braga conseguiu garantir o atleta, acenando u m contrato válido por cinco anos e uma cláusula estipulada em 20 milhões de euros.
O atleta chegou a Braga e afirmou-se, praticamente, no imediato sendo o guarda-redes titular na maioria dos jogos da I Liga. Participou em 23 jogos do campeonato, alternando com Kritciuk na disputa por um lugar no ‘onze’. Nesta posição específica, já se sabe, apenas um pode jogar.
A disputa promete ser intensa, com o russo Stanislav Kritciuk a entrar nesta saudável disputa. Actualmente com 24 anos, Kritciuk já vai para a quarta época ao serviço do SC Braga.
O guarda-redes chegou ao Minho na época de 2012/2013, depois de um período de observação para integrar o plantel da equipa B. A avaliação das qualidades que exibiu foi alta e o clube não perdeu tempo em assegurar os préstimos do jovem internacional da Rússia nos sub-20. O guarda-redes começou por mostrar serviço nos jogos da equipa B do SC Braga e em 2012/2013 foi chamado à equipa principal por José Peseiro.
O jogo de estreia no principal escalão do futebol nacional aconteceu na época passada, sendo titular no jogo da primeira jornada com o Boavista, em que o SC Braga venceu por 3-0. Kritciuk foi titular até à 5.ª jornada, altura em que Matheus saltou para primeiro plano depois de ter regularizado o seu processo de inscrição em provas oficiais.
Apesar de tudo, na época passada o russo teve oportunidade de brilhar, ao ser a aposta nos jogos da Taça de Portugal, sendo um dos principais protagonistas pela caminhada que o clube desenvolveu até chegar à final do Jamor...
Agora estamos no ponto de partida para uma nova temporada futebolística, com três jovens guarda-redes a disputarem um lugar na baliza. A experiência de Matheus e Kritciuk pode ser um facto de vantagem que pode resultar no desvio de Tiago Sá para os jogos da equipa B na II Liga. Mas, por enquanto, todos trabalham sob as ordens de Jorge Vital.
São três jovens com uma ambição comum, embora com origem em partes bem distintas do mundo, atravessando o planeta quase por completo ou não se tratassem de guarda-redes com origem no calor tropical do Brasil, como Matheus. Um contraste absoluto com o frio gélido da Rússia, no caso de Kritciuk ou amena temperatura de Portugal, de onde é Tiago Sá.

Fonte Correio do Minho

0 comentários: