Vila Verde: Hospital da Misericórdia de Vila Verde cresceu 5%





Foi aprovado por unanimidade o Relatório de Actividades e Contas de 2014 da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.
O documento destaca o crescimento de 5% dos serviços do Hospital e a execução orçamental na ordem dos 94,5%, com um total de 18.851.659 euros de proveitos para 19.949.078 orçamentados.

No Hospital da Misericórdia, e apesar das obras, no ano de 2014 registou-se um crescimento de 5% em relação aos diversos serviços (consultas de todas as especialidades, exames, cirurgias, pequenas cirurgias, urgências e análises clínicas) comparativamente com 2013, “motivo de grande orgulho” e que a instituição entende “como um voto de confiança da parte dos milhares de utentes” que ali recorrem.

No referido documento pode ainda ler-se que, apesar das dificuldades que advieram do facto da envolvente externa não ser das mais favoráveis ao desenvolvimento e prosperidade da economia em geral, a Misericórdia de Vila Verde desenvolveu, no decorrer do ano, as actividades a que se propôs, continuando a dar especial ênfase à área da saúde e à área social: idosos e infância. Continuou a lutar, junto do Instituto da Segurança Social, pelo alargamento do âmbito dos acordos de cooperação relativamente às valências de cariz social, com especial enfoque na valência creche e jardim-de-infância.

Na sequência das candidaturas aprovadas, com vista à remodelação e ampliação do Hospital — nomeadamente o projecto ‘Remodelação do Hospital e criação de Unidade de Cuidados Continuados’ e o projecto ‘Hospital Verde’, as quais foram apresentadas ao Programa ON.2, no âmbito do FEDER — foram concluídos os trabalhos e entrou em pl eno funcionamento a nova urgência, assim como uma nova ala dos consultórios, e o espaço reservado à Unidade de Cuidados Continuados, com total de 50 camas, tendo já sido mobilado o espaço, por forma a poder iniciar funcionamento.

Ainda em 2014, foram iniciados os trabalhos de requalificação da Unidade de Gastrenterologia, bem como a restante parte da ala de consultórios ainda não executada. Também na ala administrativa foram desenvolvidos trabalhos.
Foi apresentada ao Programa Proder uma candidatura com o projecto ‘Apoio social mais enérgico’, o qual se materializou em duas acções: a colocação de painéis fotovoltaicos e a substituição dos envidraçados, por forma garantir a eficiência energética do edifício. Estas acções beneficiaram o edifício que alberga as valências de creche, pré-escolar, lar de idosos, centro de dia e serviço de apoio domiciliário. 

Após aquisição do prédio contíguo à actual estrutura do lar residencial, que se pretende que seja ampliado para mais para 24 utentes, bem como a ampliação do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, para mais 16 utentes, finalizou em 2014 a elaboração do projecto técnico de alargamento das estruturas, tendo-se obtido já os diversos pareceres das entidades competentes. Aguarda-se a abertura do novo quadro comunitário de apoio, para a apresentação de candidaturas e início da obra.

Ainda no último ano, a Misericórdia iniciou a elaboração do projecto de remodelação e requalificação do edifício 1 do lar, por forma promover a qualidade de vida dos seus residentes. Em 2015 este projecto será alvo de candidatura, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio.

0 comentários: