Vila Verde: Empresários da região à conquista da CPLP




Abrir as portas dos mercados emergentes da CPLP às pequenas e médias empresas da região, sobretudo de Vila Verde, foi o grande objectivo do Fórum promovido pela União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP), na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde.

Mais de duas centenas de empresários/empresas da região, sobretudo vilaverdenses, marcaram presença nesta acção organizada pela AEVIVER com os apoios da Câmara Municipal de Vila Verde, EPATV e ATAHCA. 

O vice-presidente da AEVIVER para a área Internacional, o economista José Manuel Lopes, mostrou-se “muito satisfeito com a adesão, com o interesse demonstrado e com o volume de contactos já estabelecidos”. De resto, como vinca,”está já agendada uma missão empresarial a Guiné-Bissau nos próximos dias, de 20 a 24 de Abril”.

 A União de Exportadores da CPLP foi criada no âmbito da Confederação Empresarial da CPLP e tem o intuito de “quebrar barreiras” de forma a promover negócios de uma comunidade que representa 650 milhões de habitantes e que tem um PIB de 2,2 biliões de dólares.

Mário Costa, presidente da UE-CPLP, referiu - durante a apresentação - que já são “400 as empresas associadas deste enorme mercado e que os empresários da região podem ter acesso”. No entanto, e quando olha às empresas portuguesas, Mário Costa admite que há falta de preparação das PME para entrar neste gigante mercado. “Quase 80% das empresas não sabem comunicar para o exterior, muitas não têm sequer um perfil online, ou um catálogo digital. Há muito trabalho a fazer. A UE-CPLP é essa plataforma de orientação neste mercado, com as estratégias certas”, frisou Mário Costa.

José Morais, presidente da AEVIVER, frisou a importância do Fórum para os empresários de Vila Verde, de forma a os “dotar de conhecimentos e das oportunidades que existem no mercado externo e que fala português”. Ao mesmo tempo aproveitou a oportunidade para homenagear João Luís Nogueira, sócio fundador do organismo e actual presidente da Assembleia Geral, com o título de sócio honorário da AEVIVER. 
“É uma honra para mim esta homenagem, especialmente quando é feito nesta casa a que presido”, disse João Luís Nogueira, também presidente da EPATV, espaço que acolheu o Fórum.

0 comentários: