Vila Verde: Crónica 'Escola Secundária de Vila Verde, a escola do meu coração'




Crónica de Luís Monteiro 'Escola Secundária de Vila Verde, a escola do meu coração':

As atividades que as escolas projectam, ao longo de um ano letivo, visam elevar o patamar académico, comportamental e cultural dos seus alunos, mas também das suas famílias. Estas atividades estão sempre em articulação com o Projeto Educativo das Escolas. É assim também na Escola Secundária de Vila Verde (ESVV). Na crónica de hoje, solicitei à equipa do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) que apresentassem o que vai ser concretizado, na vertente vocacional dos alunos, no próximo mês. Vale a pena ler.
“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar (…)
Localizada no coração de Vila Verde, a ESVV propõe-se a conquistar um lugar também no coração dos seus jovens estudantes, e potenciais candidatos. A sua missão passa por encorajar a sua criatividade, pensamento crítico e valores… dar-lhes “asas para que voem para bem longe”, dispondo para tal de diversos recursos: físicos, serviços de apoio, projetos, clubes, e de um corpo docente/não docente inteiramente envolvido nessa missão. A ESVV é uma escola inclusiva onde todos encontram igualdade de oportunidades, inclusive no acesso à sua oferta educativa e formativa.
As equipas SPO, EDOFE e GO oferecem um leque de atividades, no âmbito da Orientação Escolar e Profissional (OEP), procurando promover nos jovens, em fase de transição de ciclo escolar, uma atitude ativa de exploração vocacional. Partindo-se do pressuposto que, a par da construção da identidade, a escolha de uma área vocacional e de uma carreira/profissão é uma das principais tarefas da adolescência, procura-se favorecer a construção de um projeto de vida consistente e realista. O conhecimento aprofundado das profissões, no que respeita a principais funções, exigência e os percursos formativos que a elas conduzem, bem como o contato direto com profissionais, são estratégias que motivam os jovens p ara o prosseguimento de estudos e facilitam a tomada de decisão vocacional.
A Semana Vocacional, que irá decorrer de 4 e 8 de maio na ESVV, é disso um bom exemplo. Esta iniciativa do SPO em articulação com a equipa EDOFE conta com a colaboração na organização do GO, docentes e alunos do ensino secundário da escola, e diretores de turma/professores dos alunos/escolas envolvidos nas diversas atividades previstas nessa semana.
Dia Aberto: nos dias 4 e 5 de maio a ESVV abrirá as portas aos alunos finalistas do 3º ciclo do concelho de Vila Verde, e outros, com o intuito de divulgar a sua oferta educativa e formativa através de diversas atividades de demonstração, pelos alunos e docentes da ESVV. Espera-se de imediato conquistar um lugar no coração desses potenciais candidatos. Fórum/Palestra '12º ano e depois', no dia 6 de maio de manhã dar-se-á, aos alunos finalistas do ensino secundário, a oportunidade de melhor conhecer o mercado de trabalho e emprego. Esta ação, em paralelo com outras realizadas ao longo do ano letivo, visa encorajar novos e altos voos para os alunos que estão a concluir o seu ciclo de estudos na ESVV.
A Feira das Profissões e Cursos, 8 de maio de tarde, dirigida aos alunos de escolas abrangidas pelo mesmo SPO com área de influência na ESVV, nomeadamente EB23VV e EB23MEA (AEVV), proporcionará um contato direto dos jovens finalistas do 3º ciclo com mais de uma centena de áreas, através de convidados - profissionais e alunos finalistas do ensino secundário - que partilharão a sua experiência profissional/ académica de forma mais personalizada.
A ESVV marcou ainda presença, no intuito de conquistar corações, com um stand na 4UMinho, na primeira Feira de Oferta Educativa e Formativa nos dias 13 e 14 de Março, no Parque de Exposições de Braga, junto com dezenas de outras escolas da região. “
(…) Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves
Essa é a missão da ESVV!

0 comentários: