Vila Verde: António Vilela defende 'educação moderna' nas comemorações do 25 de Abril




A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Vila Verde assinalaram hoje o 41º aniversário da Revolução dos Cravos, “O 25 de Abril de 1974”.
Esta cerimónia solene reuniu os representantes das diferentes forças partidárias, Vereadores, membros da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas, das Assembleias de Freguesia e ainda, representantes de diferentes entidades e organismos públicos e privados da sociedade civil. A cerimónia iniciou com o hastear das Bandeiras, ato que foi animado com a atuação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e da Banda de Música de Vila Verde. A animação da sessão solene esteve ao cargo da Escola de Música da Vila de Prado e da Casa do Povo da Ribeira do Neiva, que encenou uma peça “Arte em Tempo Livre.”

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, destacou que “em Vila Verde relembra-se e celebra-se o 25 de Abril, mas também se sente e se vive intensamente o espírito desta data histórica. Neste dia, há 41 anos, Portugal conquistou a liberdade e começou a construir a democracia”.

Para o edil Vilaverdense “viver Abril também é recordar que os portugueses devem voltar a revelar a sua capacidade para, de forma coesa e solidária, remar contra marés e ventos contrários que sopram um pouco de todo o lado.”. O presidente da Câmara frisou que “as câmaras municipais e as juntas de freguesia são exemplos bem vivos dessa capacidade. No exercício da sua política de proximidade, estas entidades estão ao lado das pessoas, promovem projetos de in teresse local e, na atual conjuntura económica, são cada vez mais verdadeiros portos de abrigo e almofadas de apoio para as famílias”.

Dr. António Vilela, após enumerar a diversar modificações na estrutura social portuguesa e vilaverdense ao longo dos quarenta e um anos da revolução, afirmou que “A coesão e a solidariedade são conceitos e valores que estão escritos no nosso ADN, são conceitos e valores que estiveram na génese e na afirmação da nossa Nação e são os principais pilares com que se construiu o edifício da nossa democracia. Portugal tem na sua história uma forte tradição de solidariedade social através da muito meritória atividade de instituições sociais, como as Casas do Povo, as IPSS e as Misericórdias, o mesmo acontece em Vila Verde. Por isso, a memória de Abril tem que se perpetuar e passar de geração em geração como um legado indelével.”

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, assume “ que Abril, em Vila Verde, está e estará sempre presente na igualdade no acesso a uma educação moderna e de elevada qualidade, a novos e melhores equipamentos desportivos e de lazer, sendo visíveis os incontestáveis os investimentos realizados nestas áreas.” O edil Vilaverdense frisou ainda que “o Concelho de Vila Verde conta com todos os agentes do desenvolvimento local - Juntas de Freguesia, instituições, associações, empresas e famílias -, para continuar a construir um Concelho cada vez mais atrativo, moderno e competitivo”.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Vila Verde ***

0 comentários: