Minho: Barcelos recebe Semana Gastronómica dedicada ao Galo e às Papas de Sarrabulho





O melhor da gastronomia barcelense vai estar nas mesas dos restaurantes locais com o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho, uma iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos que se realiza nos fins de semana de 6 a 8 e 13 a 15 de março, em 29 restaurantes aderentes.


A Semana Gastronómica do Galo é um evento promocional, que contempla dois dos 7 Prazeres da Gastronomia: o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho. É o grande palco de divulgação do receituário e cardápio tradicional do território barcelense. Contudo, a atividade é também um palco de promoção do artesanato local, com um circuito de touring ao mundo do artesanato, no dia 14 de março, potenciando as experiências ligadas à modelação do barro e, acima de tudo, de promoção das oficinas tradicionais de artesanato de Barcelos, com a visita ao local de trabalho dos artesãos Jesus e Eduardo Pias, em Galegos S. Martinho, Nelson Oliveira em Airó, e Ermelinda e Elisabete Rodrigues em S. Miguel da Carreira, numa viagem pelo Figurado e Bordado de Crivo, duas das principais produções da arte popular portuguesa. As inscrições para esta visita estão abertas e deverão ser feitas no Posto de Turismo até 13 de março.

Mas, para além do artesanato, a semana visa promover experiências no mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, numa associação perfeita entre gastronomia, cultura e tradição. No dia 7 de março realiza-se “ A Rota do Vinho e da Vinha”, com visita à Quinta do Tamariz, Quinta de Santa Maria e Quinta de Vila Boa (Vinho e Turismo Equestre), em Fonte Coberta, Carreira e Moure, respetivamente. As inscrições estão abertas e deverão ser feitas no Posto de Turismo até 6 de março.

Durante os fins de semana, a festa é garantida com muita animação folclórica, no dia 8 de março, às 15h00, no centro histórico, atuam o Grupo de Danças e Cantares de Barcelos e o Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu. No dia 15, também às 15h00, sobem a palco os Grupos do Circulo Católico de Operários de Barcelos, na Avenida da Liberdade. De destacar, ainda, o Trilho dos Moinhos, no dia 8 de março, às 9h30, na Avenida da Liberdade, organizado pela Associação Amigos da Montanha e a exposição da obra do jovem Nelson Oliveira, no dia 13 de março, na Torre Medieval, sob o titulo “Traços de Juventude numa produção tradicional”.

0 comentários: