Vila Verde: Executivo de Vila Verde aprovou a extinção formal da ‘Proviver’





A Câmara de Vila Verde (PSD) aprovou ontem a “extinção formal” da empresa municipal ‘Proviver’ e a assunção dos respectivos activos e passivos, mas os vereadores do PS votaram contra, por considerarem que “há muito por explicar” neste processo.


“Um dos principais pontos que continua muito mal explicado é a contracção de um empréstimo bancário de dois milhões de euros pela ‘Proviver’ em Janeiro de 2013, um mês depois de ter sido decidido colocar a empresa em liquidação”, referiu o vereador socialista Luís Filipe Silva.

Sublinhou que, com a extinção da ‘Proviver’, o pagamento deste empréstimo passou a ficar a cargo do município. O PS quer saber quem assinou aquele empréstimo e se quem o fez tinha competência para tal, uma vez que a empresa tinha iniciado já o processo de liquidação.
“Há muito que o PS vinha defendendo a extinção da ‘Proviver’, por considerar que ela nunca cumpriu a sua função e sempre se assumiu como um sorvedouro de dinheiros públicos, mas hoje votámos contra porque não concordamos com a forma como o processo foi conduzido.
O PS já participou o assunto ao Ministério Público, pedindo uma “investigação aprofundada” à gestão da ‘Proviver’.

O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, reafirmou que se trata de um processo “claro e transparente”, sublinhando que o município vai assumir os passivos mas também os activos da Proviver.
Entre os activos, destacou o Campo da Cruz do Reguengo, que diz estar avaliado pelas Finanças em 850 mil euros, além de viaturas, equipamentos vários e benfeitorias em diversos espaços.
O processo de extinção terá de ser ratificado pela Assembleia Municipal e validado pelo Tribunal de Contas.

António Vilela frisou que a ‘Proviver’ “cumpriu a missão” que presidiu à sua criação, mas teve de ser extinta por força da lei que estipula que uma empresa municipal que tenha resultados negativos três anos seguidos não pode continuar em funcionamento.
“A empresa não foi criada para dar lucro, tinha uma missão social muito importante”, referiu.

A ‘Proviver’ foi criada em 2006, para gerir as instalações desportivas do concelho de Vila Verde.
Em Dezembro de 2012, foi decidido avançar com o processo de liquidação da empresa, tendo ontem sido aprovada a sua extinção formal.
“Durante este tempo todo, a empresa formalmente ainda existiu”, referiu António Vilela, para justificar a contracção do empréstimo bancário contestado pela oposição.

0 comentários: