Portugal: Montalegre em festa desde sexta-feira 13 até ao Carnaval



Montalegre vai estar em festa desde a sexta-feira 13, que nesta edição celebra "o amor", até ao dia de Carnaval, esperando milhares de visitantes e um volume de negócios de cerca de um milhão de euros.


Desde 2002, que a Câmara de Montalegre, no distrito de Vila Real, festeja as sextas-feiras 13, num evento que já faz parte do calendário cultural da região e se tornou numa das maiores festas de rua do país.

"A sexta 13 é, neste momento, a garantia da entrada de mais de um milhão de euros num só fim de semana, quer para a restauração, hotelaria e pequenos produtores locais", afirmou à agência Lusa vice-presidente do município, David Teixeira.

À festa das bruxas, demónios, figuras do além ou duendes aderiram cerca de 30 restaurantes, a maioria dos quais tem já a lotação esgotada para o dia 13 de fevereiro.

A novidade desta edição é a junção ao Dia dos Namorados, que se celebra a 14 de fevereiro, e o prolongamento das festividades até à terça-feira de Carnaval, dia em que o município dá tolerância de ponto.

A tradicional queimada do padre António Fontes, que continua a ser a figura central desta festa e a quem cabe a tarefa de preparar este licor feito à base de aguardente, limão e açúcar, vai servir não só para esconjurar os males mas também para "unir os que se querem apaixonar".

A organização prevê que sejam preparados cerca de "mil litros de queimada" para distribuir pelos milhares de visitantes que se esperam nessa noite em Montalegre.

O espéculo no castelo é, nesta primeira sexta-feira 13 do ano, subordinado ao tema "A paixão de Valentim" e será protagonizado pelo Grupo Wee.

A festa na "Capital do Misticismo" arranca ao início da tarde de sexta-feira com a feira dos Sabores e animação de rua.

Vinte maquilhadoras estarão disponíveis para pintar quem quiser entrar no espírito do evento e à noite todos os restaurantes estarão engalanados e embruxados para acolher os visitantes.

Depois do jantar irão desfilar as bruxas e os demónios pelas ruas da vila.

Como são esperadas temperaturas muito baixas, a autarquia vai combater o frio acendendo fogueiras pelas ruas.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, referiu que o orçamento previsto pelo município para as três sextas 13 do ano é de 300 mil euros.

Em 2015, assinalam-se mais duas sextas 13 em março e em novembro.

Orlando Alves sublinhou que o município preparou um programa que se vai estender até terça-feira, que coincide com o período de Carnaval, considerando que se trata de uma "época feliz".

"São cinco dias de oportunidade, sobretudo para conhecer o território, para as pessoas se deixarem imbuir deste espírito de comunitarismo que habita em nós, numa terra que é pouco conhecida dos portugueses", salientou o autarca à Lusa.

Em Montalegre o Carnaval também é festejado a rigor e, no domingo, na aldeia de Tourém realiza-se um desfile ao som das concertinas e cantares ao desafio que culmina com o casamento carnavalesco.

Já em Vilar de Perdizes a animação tem início na segunda-feira, com a realização de um baile de máscaras e, na terça-feira, a festa continua com o desfile de carros alegóricos pela aldeia, que terminará com peças de teatro e sátiras sociais.

0 comentários: