Minho: Ponte de Lima transforma-se em “capital mundial dos jardins” em maio

jardim a concurso na edição anterior



O presidente da Câmara de Ponte de Lima anunciou hoje que em maio aquela vila vai-se transformar na capital mundial dos jardins ao acolher dois eventos internacionais ligados aquela temática que reunirão cerca de 400 participantes.


Vamos ter aqui uma grande oportunidade de promover o nosso território além-fronteiras. Durante este período vêm até Ponte de Lima entre três a quatro centenas de especialistas de todo o mundo. Ponte de Lima será a capital do mundo dos jardins e espaços verdes, sustentou Victor Mendes

O autarca Victor Mendes falava em conferência de imprensa para a apresentação do Congresso Mundial da ‘World Urban Parks` e do nono Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos que vão decorrer de 26 a 30 de maio.

Os dois eventos vão decorrer na semana em que será inaugurada a 11.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e a primeira Feira dos Espaços Verdes daquele concelho.

A realização do Congresso Mundial da ‘World Urban Parks` resultou de uma candidatura apresentada pela autarquia, durante a reunião anual dos Comissários da Europa, que decorreu em Turim e à qual concorreu também a cidade italiana de Milão.

Este é o reflexo do trabalho que temos desenvolvido na área do ambiente e dos espaços verdes, sublinhou o autarca.

Victor Mendes sublinhou que aquele evento tem o alto patrocínio do Presidente da República, do primeiro-ministro, do vice-primeiro-ministro e, do ministro do Ambiente.

Para Manuel Sousa, arquiteto que integra a organização do congresso mundial e o impulsionador da candidatura de Ponte de Lima, o evento vai ter um papel relevante, em particular, em África, destacando, a presença em maio, do primeiro-ministro da Guiné-Bissau e dos presidentes das Câmaras de Maputo (Moçambique) e de Casablanca (Marrocos).

Em 2015 o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima vai ter como tema a Água no Jardim.

0 comentários: