Minho: Estradas de Portugal investe 13,7 milhões nas estradas do distrito de Braga, extensão da E.N. 101 em Vila Verde também faz parte de investimento





A Estradas de Portugal (EP) vai investir, nos próximos cinco anos, 13,7 milhões de euros na melhoria da rede viária do distrito de Braga. Em causa estão 33 obras de beneficiação e conservação sob sua jurisdição directa.

Cerca de 90 por centro deste investimento será aplicado na requalificação de estradas e no incremento das condições de Segurança Rodoviária.
Entre as intervenções previstas, destaque para a requalifcação da ER206, uma obra cujo concurso público será lançado este ano, com um custo estimado superior a 1,8 milhões de euros. A intervenção prevê a requalificação desta estrada numa extensão de 15 quilómetros, entre Vila Nova de Famalicão e o entroncamento com a ER310.
Em 2015 será também lançada a obra de beneficiação da EN-101, numa extensão de mais de 20 quilómetros na zona de Vila Verde, num investimento previsto superior a 1 milhão de euros. Ainda na EN10 será realizada, posteriormente, a requalificação entre a Circular Sul de Braga e Taipas, tendo esta obra um custo previsto de 1,3 milhões de euros.
Na ER205 serão executadas importantes intervenções ao nível da requalificação, como a beneficiação na zona de Póvoa de Lanhoso entre o cruzamento coma EN103 e o cruzamento com a ER207 e, mais tarde, e ntre o entroncamento com a EN-101 e Amares.
Ao nível da Segurança Rodoviária, na ER205 será feita a reformulação dos cruzamentos em Vila Seca e em Galegos.
Além dos investimentos de médio prazo que constam no plano de proximidade estabelecido pela empresa, a EP realiza também, de forma permanente, um rigoroso trabalho de manutenção da qualidade da rede viária que lhe está afecta.
Com este objectivo, a EP contratualizou a Conservação Corrente nos mais de 970 quilómetros de estradas e 298 obras de arte (pontes, viadutos e outras travessias) que constituem a rede de estradas sob sua jurisdição directa no distrito, num investimento que totaliza mais de 5,9 milhões de euros.
De acordo com a sociedade, são trabalhos de carácter mais preventivo e imediato, mas que a sua frequente realização permite reduzir significativamente a necessidade de execução de outras intervenções mais dispendiosas e profundas e, por isso, causadoras de maior impacto na circulação e no dia-a-dia dos utilizadores das estradas.
Além dos 13,7 milhões de euros inscritos no Plano de Proximidade, que se traduz numa média de 2,7 milhões anuais, a EP emprega adicionalmente 2 milhões de euros na manutenção regular da rede viária de Braga.

0 comentários: