Minho: Antigos moinhos e azenhas podem ganhar nova energia, só Vila Verde tem inventariados cerca de 400 moinhos!






Os antigos moinhos e azenhas, abandonados um pouco por todo o país porque deixaram de ter a sua função de moagem, vão poder ser rentabilizados na produção de energia eléctrica.

O projecto de resolução que abre caminho à produção de energia em moinhos e azenhas foi aprovado há quase dois anos e foi apresentado pelo deputado do CDS-PP eleito pelo distrito de Braga, Altino Bessa, mas o impulso final foi dado, na última quinta-feira, com a aprovação do decreto-lei pelo Conselho de Ministros, faltando apenas publicar em Diário da República.
A notícia foi avançada ontem pelo proponente, Altino Bessa, que na qualidade de vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural do município de Braga, participou em mais um ‘Aventura pelo ambiente’ na freguesia de Priscos, concelho de Braga, uma das muitas onde existem moinhos à espera de recuperação. O também deputado assume que é um projecto em que investiu “todo o seu empenho político” e considera que “é um ganho gigantesco”.

Altino Bessa acredita que “a recuperação dos engenhos associada a uma rentabilidade - po der produzir energia nos moinhos e azenhas e daí tirar um rendimento - vai levar à recuperação do património, à fixação das pessoas e ocupação do território”.
“Com esta nova legislação pode haver produção de energia que pode ser injectada directamente na rede e que pode ser rentabilizada” explica o deputado que aponta um rendimento a rondar os dois/três mil euros por mês.

“As pessoas vão ver aqui uma oportunidade, que vale a pena recuperar estes moinhos porque há perspectiva de os rentabilizar” reforça Altino Bessa.
O parlamentar reconhece que a recuperação depende da vontade do proprietário, mas acredita que tal acontecerá, já que um investimento relativamente reduzido pode induzir uma rentabilidade de dois ou três mil euros por mês. “As pessoas não irão pensar duas vezes” aponta. 
Vila Verde tem inventariados cerca de 400 moinhos e o Minho tem milhares destes engenhos. No concelho de Braga, a inventariação não está feita, mas o município vai tentar promovê-la, mas é certo que os moinhos ascendem a algumas centenas, garante Altino Bessa.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: