Vila Verde e os Vilaverdenses têm sido confrontados, ao longo dos últimos tempos, com notícias publicadas nos meios de comunicação social e nas redes sociais às quais somos completamente alheios.
Considerando que estas publicações visam servir interesses que desconhecemos e que em nada dignificam os seus autores nem as instituições e as pessoas, sobretudo o município de Vila Verde e o seu bom nome, uma vez que se destinam a criar factos e a construir casos tendo por base a falta à verdade, não nos podemos abster de tomar uma posição firme contra a forma negativa e destrutiva de fazer política.
Da oposição seria de esperar uma postura diferente, colaborativa e construtiva. No entanto, não tem sido o caminho escolhido pela oposição em Vila Verde que tem optado pela destruição da imagem positiva do nosso concelho e da dignidade das pessoas, constituindo-se sempre como obstáculo ao crescimento e ao desenvolvimento.
A todos nós está atribuída a responsabilidade de dinamizar iniciativas, valorizar o património natural, construído e imaterial e preservar o melhor património que uma terra pode ter “o bom nome da terra e das suas gentes”, conquistado ao longo dos últimos anos. É nossa obrigação tirar partido das enormes potencialidades que possuímos.
Vila Verde é um concelho constituído por um território muito diversificado, onde pontuam paisagens diferentes a Norte e a Sul. Esta característica faz do nosso concelho uma terra cheia de encantos que ao longo dos anos temos vindo a valorizar. Por outro lado, o património construído, a cultura, as tradições e a gastronomia integram igualmente ativos que têm vindo a ser valorizados e que queremos continuem a constituir âncoras para a afirmação do nosso território.
Além destes aspetos, os Vilaverdenses são pessoas determinadas, acolhedoras e que sempre souberam e sabem honrar o nome da sua terra, motivo pelo qual sempre se mostraram participativos a colaborativos quando está em causa o desenvolvimento e o crescimento da sua terra e das suas instituições.
Ao longo dos anos, com parcerias fortes, foram criadas instituições em áreas muito diversificadas como a solidariedade social, a cultura, o desporto, a saúde, a educação, etc.. Graças a todas estas instituições e à determinação das pessoas que a elas têm emprestado o seu trabalho e o seu saber o concelho de Vila Verde pode orgulhar-se de ser uma terra de referência a nível nacional e internacional.
Como nas pessoas está um dos seus melhores ativos, não podemos esquecer o importante papel desempenhado pelos senhores Presidentes de Junta de Freguesia e de todos aqueles que fizeram e fazem parte dos órgãos executivos e deliberativos das freguesias e do município. A sua ação tem sido determinante para o desenvolvimento e crescimento das suas freguesias e do concelho e, por isso, a todos eles deixamos o nosso maior reconhecimento.
Ao longo dos últimos anos, o concelho de Vila Verde foi palco de realizações que marcaram a agenda dos grandes eventos nacionais e internacionais em áreas diversificadas. Por outro lado, foram várias as situações em que o município de Vila Verde e algumas das suas instituições viram reconhecido o seu trabalho através da atribuição de prémios a nível nacional que contribuíram para a afirmação do bom nome das instituições e do concelho.
Este é todo um património que foi conquistado com o esforço de muitos que sempre defenderam e continuarão a defender Vila Verde e o seu bom nome. Não podemos, por isso, admitir que alguns, mal-intencionados estejam determinados a denegrir o nome de pessoas e da nossa terra. Não podemos aceitar a forma como algumas pessoas com responsabilidades políticas e que deveriam ser os primeiros a preservar o bom nome das instituições e das pessoas, canalizem todas as suas energias a criar factos e casos que apenas contribuem para alimentar as redes sociais e jornais e falar de Vila Verde pela negativa.
Repudiamos, assim, todos os comportamentos que não contribuam para dignificar o bom nome de Vila Verde e dos Vilaverdenses que nos merecem o maior respeito e consideração, nunca da nossa parte serão proferidas palavras, desenvolvidas ações ou provocadas situações que não tenham outro interesse que não o de afirmar Vila Verde pela positiva.
Felizmente, temos hoje um concelho que é reconhecido e onde muitos procuram referências. Temos um trabalho que tem sido elogiado e pessoas que se destacam e ocupam, com grande dignidade, cargos nacionais e internacionais de grande relevo, o que para nós deve constituir motivo de grande satisfação e orgulho.
Vila Verde e os Vilaverdenses podem contar connosco apenas para servir o concelho e os seus interesses. Continuaremos, pois, a trabalhar em benefício das pessoas e de Vila Verde. Nada nos demoverá deste trajeto, nem mesmo as insinuações, as provocações e/ou as mentiras. A tudo isto responderemos sempre com trabalho, dedicação e empenho, com o objetivo de construir uma terra mais próspera, solidária e desenvolvida, onde em cada dia que passa as pessoas se sintam melhor.
Não podemos permitir àqueles de quem se esperariam contributos positivos procurem destruir o trabalho de anos, que muitos fizeram e estão a fazer, e que fez de Vila Verde um concelho reconhecido e respeitado, motivo pelo qual terão sempre a nossa oposição as situações que não visem afirmar o nome da nossa terra pela positiva.
Vila Verde e os Vilaverdenses merecem o trabalho e a dedicação de todos. Exortamos, neste sentido, a uma mudança de rumo daqueles a quem até agora não podemos reconhecer outro trabalho senão o de criarem obstáculos ao desenvolvimento e terem contribuído de forma negativa para o bom nome de Vila Verde.
Temos grandes desafios pela frente. É por isso, tempo de unir esforços entre autarquias, empresas, instituições, associações e Vilaverdenses, no sentido de se encontrarem as melhores soluções para fazer de Vila Verde uma terra de prosperidade e de crescimento onde a qualidade de vida seja cada vez melhor.
Neste início de 2015, reiteramos a nossa total disponibilidade para trabalhar com todos aqueles que, como nós, só desejam o melhor para a sua terra.
*** Nota executivo da C.M. de Vila Verde ***
0 comentários:
Enviar um comentário