Vila Verde: EPATV dá ‘lição’ ao promover voluntariado nos jovens


Uma média de 150 alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) participa nas acções promovidas pelo grupo de voluntariado da escola - o EPAJUDA - que trabalha ao longo de todo o ano.
No Dia Internacional do Voluntariado, que ontem se comemorou, os voluntários sensibilizaram os colegas, mas foram também ao encontro da comunidade e das instituições locais, numa arruada solidária em Vila Verde, com visita à Santa Casa da Misericórdia e ao Lar de São Salvador.

Trinta e cinco famílias, muitas dos próprios alunos, são apoiadas pelo grupo de voluntários da EPATV, número que no Natal duplica, explica a coordenadora do EPAJUDA, Margarida Mota Alves, que dá conta do esforço de entregar um cabaz de alimentos, pelo menos uma vez por mês.
Para isso, decorrem várias campanhas de angariação de alimentos, em parceria com instituições e empresas do concelho.

Além do combate à pobreza e da solidariedade, o EPAJUDA trabalha também outras problemáticas r elacionadas com a saúde e a violência, bem a vertente ambiental.
São várias as iniciativas desenvolvidas ao longo de todo o ano. “Procuramos que as iniciativas partam deles, aproveitando os seus talentos” aponta Margarida Mota Alves.

O director-geral da EPATV, João Luís Nogueira, realça o contributo do EPAJUDA - que já conta sete anos de actividade - na formação dos alunos “A escola de hoje não é só de profissões, tem que ser uma escola de cidadãos” afirma João Luís Nogueira, lembrando que “o mercado de emprego é muito mais rigoroso e, além das competências profissionais exige capacidades humanas” e é isso que a EPATV trabalha no grupo de voluntariado.

O director-geral da EPATV sustenta que “a escola tem que reforçar, cada vez mais, a componente social de cidadania dos jovens que é fundamental acrescentar às suas competências profissionais”.
Ontem, a EPATV entregou medalhas a 217 voluntários.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: