Gondomar: Alunos da secundária de Vila Verde visitam aldeia de Gondomar





Os alunos do 8.º A da Escola Secundária de Vila Verde visitaram a aldeia de Gondomar, um espaço profundamente rural do concelho de Vila Verde.

A iniciativa inseriu-se no projecto ‘A Casa’, um projecto inovador, plurianual, de carácter multidisciplinar, enquadrado no seu plano de turma, cujo objectivo principal é a construção do saber numa perspectiva integrada e transversal.

O projecto ‘A Casa’ surge na sequência de um desafio lançado pelo director da Escola Secundária de Vila Verde, no âmbito da sua Carta de Missão. No sentido de dar início à sua prossecução, realizou-se, no início do ano lectivo, uma reunião de conselho de turma com a finalidade de se apresentarem propostas de temas aglutinadores, integrados no meio envolvente, que proporcionassem a transversalidade disciplinar. 

Assim sendo, a proposta que reuniu o consenso do conselho de turma subordina-se ao tema ‘A Casa’, uma vez que apresenta possibilidades de tratamento passível de abranger a totalidade das disciplinas, mormente nas suas dimensões social, moral, familiar, arquitectónica, histórica, ambiental, entre outras.

“Considerando que a escol a é uma organização que vive de dinâmicas diversificadas e plurais, é, pois, importante avançar com propostas de projectos multidisciplinares que contribuam para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras”, refere a coordenadora do projecto que tem também como finalidade aglutinar uma pluralidade de contributos de diversos agentes sociais, culturais e económicos da comunidade, na perspetiva de que a escola é parte integrante de um contexto próprio, cabendo-lhe a função de aprofundar e dinamizar práticas de cooperação activas e construtivas de um projecto educativo de excelência.

Durante esta visita à aldeia de Gondomar, os alunos, acompanhados de todos os seus professores, observaram a ambiência rural, nos seus aspectos ambiental, construtivo, paisagístico, patrimonial, bem como as actividades económicas da aldeia.
Embora a meteorologia não estivesse de feição − o dia estava chuvoso e frio − os alunos não se pouparam a esforços para registar fotograficamente todos os pormenores observados. Com base nestes registos de imagem e no trabalho produzido nas aulas, organizou-se uma exposição que se encontra aberta à comunidade na biblioteca da escola.

0 comentários: