Vila Verde: AEViver integra grupo de trabalho 'Novo Rumo a Norte' da Ass. Empresarial de Portugal





A Direcção da AEVIVER formalizou, esta tarde, na Fundação AEP, no Porto, a adesão à plataforma "Novo Rumo a Norte" que integra as mais importantes associações empresariais do Norte, que – em rede e de forma integrada – vão familiarizar as PME da região com os apoios comunitários válidos até 2020.
A assinatura da adesão oficial está agendada para o próximo dia 01 de Dezembro, no Porto, numa sessão que contará com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, em que este apresentará detalhes e oportunidades do “Programa PORTUGAL 2020”, o sucessor do anterior Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) que enquadrará os apoios estruturais da União Europeia para o período 2014/2020.
O presidente da AEVIVER, José Morais, e o vice-presidente da estrutura para as áreas do comércio e indústria, José Carlos Silva, reuniram, esta tarde, com o vice-presidente/Director-Geral Executivo da Associação Empresarial de Portugal (AEP)-Câmara de Comércio e Indústria, Luís Miguel Ribeiro, num encontro em que este apontou a AEVIVER «como um parceiro importante para dinamizar este "Novo Rumo a Norte", que – para além de gerar novas sinergias em rede – tem como principal objectivo «lançar novas oportunidades, promover a riqueza, criar emprego e, por via disso, dar maior qualidade de vida às pessoas e aos territórios. Vamos mexer, vamos apoiar, vamos dinamizar, vamos gerar escala, juntos no mesmo propósito».  

No âmbito da visita, a AEVIVER - Associação Empresarial de Vila Verde foi formalmente convidada a integrar o Conselho Superior Administrativo da AEP. Além da participação no CSA - a AEVIVER ficará também com representações nas comissões especializadas, em áreas que digam respeito ao Comércio Tradicional, à Formação Profissional e à Internacionalização, que desenvolvem estudos e pareceres, que - após análise nas Reuniões plenárias do Conselho Superior Associativo - são apresentados aos membros do Governo.

“NOVO RUMO A NORTE”

O primeiro grande desafio está já lançado e deverá começar a ter implementação prática no início de 2015. Vai chamar-se "Novo Rumo a Norte" e visa familiarizar os empreendedores, micro, pequenas e médias empresas da região com a nova vaga de programas comunitários que vigorarão até 2020. Terá ainda como missão gerar uma plataforma de comunicação, informação e canalização de conteúdos entre todas as associações aderentes por forma a trabalhar em rede matérias de interesse comum. «Trata-se de uma rede colaborativa, com mais quatro dezenas de associações representativas do tecido empresarial nortenho, que contribua, no terreno, para incrementar a competitividade e a coesão territorial da região Norte», avançou Pedro Reis, responsável pelo pelouro do associativismo na AEP.

A iniciativa vai ser objecto, ela também, de uma candidatura a co-financiamento público, através do novo programa operacional regional, e aproveitará recursos instalados no sector associativo e a experiência da AEP na gestão de redes colaborativas.

É o caso do programa Formação PME, que foi lançado em 1997 e vai já na sua sétima edição, envolvendo a AEP e 38 outras entidades, entre associações empresariais (locais, regionais e sectoriais), institutos de formação e centros tecnológicos das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Tem sido apontado, em Portugal e no estrangeiro, como um caso de boas práticas em matéria de formação em contexto laboral.

Na mesma lógica, com o "Novo Rumo a Norte" pretende-se dar corpo a uma acção colectiva de capacitação das associações empresariais de base local e regional, aproveitando sinergias e maximizando recursos, para disponibilizar a 10 mil PME nortenhas, de 86 concelhos, a informação e o apoio técnico que lhes permita enquadrar o respectivo plano de investimentos nos diferentes instrumentos públicos de apoio ao seu alcance, quer à escala regional quer à nacional e, até, em termos europeus. O novo programa operacional regional, o Portugal 2020 e o Horizonte 2020 são disso exemplos.

Diminuindo as diferenças no acesso à informação e aos diferentes instrumentos de apoio previstos, a rede colaborativa do projecto assegurará o funcionamento de equipas técnicas especializadas e o desenho e acompanhamento das candidaturas aos fundos públicos disponíveis até final da década. Deste modo, está-se a esbater assimetrias e a contribuir para a coesão territorial nas oito sub-regiões NUT III que serão abrangidas. 

Na operacionalização do projecto terão ainda intervenção os órgãos da Administração Local, os centros de conhecimento e as universidades e institutos politécnicos da região. Todos serão parceiros das associações empresariais e necessários para potenciar a resposta e alargar a panóplia de recursos ao dispor das PME; em particular, daquelas que estão já ou se preparam para entrar em processo de internacionalização e/ou de sofisticação tecnológica.

Subjacente ao projecto está também a reactivação do Conselho Superior Associativo da AEP, órgão estatutário onde estão representadas mais de 120 associações empresariais, regionais e sectoriais, e que, neste contexto, «terá condições para se afirmar como espaço de de diálogo, de reflexão partilhada e de coordenação da actividade empresarial na região Norte».

Para consolidar a experiência, é propósito da AEP que esta rede colaborativa chame a si a organização do Congresso Empresarial do Norte.

No âmbito das competências de que fica investida, a AEVIVER terá agora que «pronunciar-se sobre as linhas gerais de actuação da AEP - Associação Empresarial de Portugal, designadamente sobre a actividade a desenvolver no âmbito do movimento associativo empresarial e da concertação das políticas económica e social; Propor a elaboração de trabalhos e exposições a apresentar ao poder político que contribuam para o desenvolvimento da actividade empresarial; Pronunciar-se sobre as formas de colaboração que a AEP venha a desenvolver com outras Associações».

0 comentários: