Vila Verde: Vereadores do PS acusam a Câmara Municipal de 'descartar responsabilidades' no 'caso encerramento jardins-de-infância'


Os vereadores do PS acusam a Câmara Municipal de «descartar responsabilidades» a respeito da reorganização da rede escolar do Concelho de Vila Verde.
Uma posição assumida a meio da tarde de hoje, em comunicado enviado à nossa redacção, poucas horas depois dos pais de 10 alunos do jardim-de-infância de Rio Mau terem pedido explicações na sede da junta da Ribeira do Neiva quanto à manutenção do jardim-de-infância local. «As informações, notícias e os episódios dos últimos dias a respeito da reorganização da rede escolar do Concelho de Vila Verde e o atribulado início do ano lectivo mostram, claramente, que o Presidente de Câmara e a Vereadora com o pelouro da educação esconderam dos Vilaverdenses, durante muitos meses, as suas verdadeiras responsabilidades neste processo e as suas reais intenções quanto aos encerramentos de estabelecimentos de ensino, nomeadamente dos jardins-de-infância», advogam os eleitos do PS.

Para tal, fazem chegar um ofício «recebido hoje da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares pelos Vereadores do Partido Socialista, onde o Sr. Delegado Regional de Educação da Região Norte afirma que “o reordenamento da rede escolar do Concelho de Vila Verde foi, oportunamente, concertado e acordado com o Município de Vila Verde”, é a prova inequívoca que a responsabilidade pelo processo é única, e exclusivamente, da Câmara Municipal de Vila Verde». 

Neste enquadramento, concluem que «fica, assim, claro, que não houve nenhuma imposição por parte do Ministério da Educação como quer fazer crer o Presidente de Câmara e Vereadora da educação. Houve, isso sim, concertação entre o Ministério e a Câmara Municipal, facto que os responsáveis do Ministério não se inibem de escrever quando a esse respeito são questionados». Aludem ainda ao comunicado do “outro parceiro da oposição”, o CDS-PP, reportado já na edição online do jornal “O Vilaverdense”,que «está “preto no branco”, por informação de um Deputados do CDS-PP tornada hoje pública, que a responsabilidade nestes processos é sempre das Câmaras Municipais. O mesmo Deputado vai mais longe e particulariza o caso do jardim-de-infância de Rio Mau, dizendo que o mesmo “não encerraria caso tivesse havido discordância por parte da Câmara Municipal de Vila Verde”». 

Na óptica dos vereadores do PS, «todas estas informações agora vindas a público, eram já certezas dos Vereadores do Partido Socialista, razão que os levou, na reunião do dia 8 de Setembro, a apresentar uma proposta ao Presidente da Câmara, António Vilela, no sentido de reverter a situação do Jardim-de-infância de Rio Mau, à imagem do que sucedeu relativamente a Codeçal».

A este propósito, fonte do Gabinete da Presidência do Município de Vila Verde avança que «a Câmara Municipal de Vila Verde aguarda a resposta do Ministério da Educação ao Ofício enviado nos últimos dias a requerer também a manutenção do jardim-de-infância de Rio Mau». Sobre o teor do comunicado dos vereadores do PS, a mesma fonte assinala que «não dá para comentar a postura de pessoas cujo único contributo que lhes é conhecido é falar de Vila Verde pela negativa».

0 comentários: