Vila Verde: Fim-de-semana de celebrações das colheitas e bom para vindimar



As Festas das Colheitas chegam este fim-de-semana a Vila Verde, nas freguesias de Vila de Prado e de Escariz S. Martinho. No lugar da Carvalhosa, em Vila Verde, celebra-se Sto. Isidro, padroeiro dos agricultores. No sábado, pega-se nos cestos para se ir vindimar, em Lanhas.


A Quinta da Igreja, que fica precisamente atrás da Igreja de Lanhas, vai mais uma vez, este sábado, 27 de setembro, abrir as suas portas para partilhar a vindima e a pisada de uvas. Apesar de o verão ter sido húmido e o calor tenha durado pouco, colocando em risco a qualidade e quantidade dos cachos, os proprietários resolveram manter a atividade, organizada pela Associação de Freguesias de Vale do Homem, com a colaboração da Junta de Freguesia de Lanhas.

A atividade vai manter os moldes anteriores, com a alegria que a caracteriza. Pelas 15:00, começa-se a cortar os cachos das videiras e a colocá-los em cestos de vime. Alegres modas vão ser entoadas pelas mulheres e homens que executam a atividade. A organização, encabeçada pelo atual presidente da associação de freguesias de Vale do Homem, Paulo Jorge Fernandes, vai tentar providenciar um antigo carro de bois, para tornar a recriação mais fiel ao espírito da programação Na Rota das Colheitas, “mas é muito complicado hoje em dia arranjar isso”, justificou à partida o dirigente.

A pisada vai proceder-se nos moldes tradicionais. Mulheres vestidas com trajes antigos vão lavar os pés e as pernas dos homens que vão pisar as uvas. “A atividade vai estar aberta a todos os que queiram entrar no lagar”, acrescentou Paulo Jorge Fernandes. O ritmo da pisada será marcado pelas concertinas, que serão ‘atiçadas’ por cantares ao desafio e uma generosa merenda servida aos trabalhadores.


Festas das Colheitas em Vila de Prado e Escariz S. Martinho

As freguesias de Vila de Prado e de Escariz S. Martinho vão celebrar as suas colheitas este fim-de-semana, organizadas pelas paróquias locais, com características distintas e marcantes.

Em Vila de Prado a festa, de 26 a 28 de setembro, vai reunir recriações populares, celebrações religiosas e atuações musicais para tofos os gostos privilegiando artistas locais.

Nestes três dias vão celebrar-se três eucaristias de agradecimento. No sábado festeja-se o início da catequese (15:00) e no domingo dinamiza-se um cortejo (14:00) seguido de leilão (15:00) dos bens cedidos pela população para a angariação de fundos para a paróquia.

A música e a animação vão ser constantes, com a Fanfarra de Vila de Prado a abrir e a encerrar esta Festa das Colheitas. No serão de sexta será dado espaço aos artistas da terra como o Grupo de Jovens ‘Dar Mais’, ao cantor Rogério Braga, ao Coro da Paroquia de Prado e a performances de danças de salão. Na noite seguinte atuam os ‘Fonte da Pipa’ e no domingo, ao fim da tarde, uma atuação de luxo, com Fado nas vozes de Teresa Baixo e Isa Castro.

Nesta Festa das Colheitas ainda haverá uma matança do porco na sexta (19:30) e a tradicional desfolhada no sábado (21:00) para completar um cartaz rico e convidativo.

Em Escariz S. Martinho a arte é a forma usada para expressar o agradecimento pelos frutos da terra. No sábado, o cortejo das oferendas (15:00) vai ser animado por concertinas, cavaquinhos e uma merenda servida à população, mostrando a generosidade das gentes. Uma hora depois vai cortar-se o milho que ficará no largo da Igreja a secar, para à noite (21:00) ser desfolhado.

A imagem de marca desta freguesia, na sua forma de celebrar as colheitas, é a composição de quadros bíblicos com sementes e a decoração da Igreja com arranjos compostos com frutos e cereais, uma exposição deslumbrante que atrai centenas de pessoas em visita à paróquia. A abertura está agendada para as 17:00.

Outro dos maiores atrativos é a produção artesanal de vinho de maçã, a ponto de a festa contemplar um concurso para escolher o melhor, no domingo (18:00). A animação é garantida pela atuação de rusgas, concertinas e cantares ao desafio (sábado, 22:00) e o festival de folclore, na tarde de domingo. Um feira de produtos hortofrutícolas e a Festa da Patanisca são outros dos destaques de uma festa, cheia de carisma, que já vai na 13ª edição.


Sto Isidro, padroeiro dos agricultores

Uma das festas populares mais antigas do concelho é dedicada a Santo Isidro, o padroeiro dos agricultores, celebrado durante três dias, no lugar de Carvalhosa, onde está situada a antiga igreja matriz de Vila Verde.

Sexta e sábado, os serões são animados pela Rusga dos Amigos de Godinhaços pelos AM Show, respetivamente, espetáculos seguidos de sessões de fogo-de-artifício.

O domingo arranca com uma missa solene, às 11h00, cantada pelo grupo coral de Vila Verde. De tarde, será feito um sermão em honra de Santo Isidro, seguido da Procissão acompanhada pela Fanfarra da Vila de Prado. Um bazar de oferendas terá lugar na Carvalhosa a partir das 17:30, fechando esta festa e à com um festival folclórico.

0 comentários: