Vila Verde: Apresentada 'A maior e melhor Festa das Colheitas de sempre'


Dez dias de festa com mais de meia centena de iniciativas para um enorme elogio ao mundo rural, com um investimento de 150 mil euros.
É assim que vai ser a Festa das Colheitas de Vila Verde, que decorre entre os próximos dias 3 e 12 de Outubro, para mostrar os melhores produtos agrícolas, gastronómicos e de artesanato da região. “A Festa das Colheitas é o momento alto da programação da Rota das Colheitas, onde Vila Verde se apresenta para melhor promover o seu território”, assinalou António Vilela, o presidente do município, ontem, na apresentação de mais um cartaz.
Pela primeira vez, o evento alarga a sua programação para dez dias precisamente para dar mais espaço a todas as iniciativas programadas. “É mais um contributo fundamental para a divulgação do concelho e promoção das actividades económicas locais e também para as várias iniciativas associadas a esta festa como, por exemplo, o Festival Gastronómico - cujos restaurantes aderentes (Torres, Temedu’s e Comeres Barrosões) vão confeccionar, apenas, carne certificada, designadamente a carne minhota, marinhoa e barrosã”, destacou o autarca, sublinhando, por outro lado, as parcerias e o importante papel das inúmeras associações e instituições que todos os anos ajudam a valorizar o certame com as suas acções.
“Nestes dez dias de festa vamos reunir o que de melhor temos na agricultura, gastronomia e artesanat o e da nossa cultura e tradições. Esta é uma oportunidade para os visitantes e turistas terem contacto directo com os cheiros e saberes do nosso mundo rural”, apontou Júlia Fernandes, vereadora da Cultura da Câmara de Vila Verde, que garante que esta será a “maior e melhor Festa das Colheitas de sempre”.
Além das iniciativas habituais a que o certame já habituou os seus visitantes, esta edição da Festa das Colheitas inova com oito novas actividades: a primeira harmonização de vinho verde com pica-no-chão e mostra de doces (dia 5), um desfile de equipamento, máquinas e tractores (dia 12), uma demonstração de silagem do milho (dia 12), showcooking ‘Sabores Km 0’ (9 Out.), ateliês de pintura e leitura e feira mostra de artes e ofícios (dias 9 e 10).
“Mais uma vez vamos tentar bater recordes para o Guinness, com a maior concentração de chapéus personalizados do mundo (dia 11) e do maior bolo-rei escangalhado (dia 12)”, apontou Júlia Fernandes, indicando que “no caso dos chapéus basta juntarmos 373 para batermos o recorde do ano passado e esperamos ter grande adesão”. 
Os espectáculos musicais, uma transmissão televisiva e concursos animam mais uma Festa das Colheitas de Vila Verde, cujas unidades de alojamento turístico e de restauração oferecem aos visitantes descontos fabulosos. “Queremos proporcionar momentos inesquecíveis”.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: