Marrancos: 1º Aniversário do Museu do Linho festejado com 30 mulheres a Espadelar o Linho


Este sábado, 6 de setembro, a partir das 15:30, vai celebrar-se o primeiro aniversário do Museu do Linho, em Marrancos, Vila Verde, com uma monumental Espadelada do Linho, protagonizada por 30 mulheres da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos (ARCM).
Esta é uma das mais aguardadas atividades da programação turístico-cultural, Na Rota das Colheitas, um roteiro que homenageia o universo da ruralidade.

Sábado é dia de festa para a cultura de Vila Verde e do país. O único museu nacional exclusivamente dedicado a retratar o ciclo do Linho celebra o primeiro ano de atividade. O momento vai ser festejado com a realização de uma monumental Espadelada do Linho, em frente ao Museu, na antiga escola primária da freguesia.

Protagonizada por três dezenas de mulheres e raparigas da ARCM, distribuídas por diversos engenhos artesanais de transformação do linho e trajadas com roupas de campo, este promete ser um cenário deslumbrante para os saudosistas da atividade e uma visão nova para os que nunca assistiram a uma espadela do linho.

Entoando modas antigas, com temas associados ao linho, acompanhadas por concertinas, estas mulheres, não vão ter uma jornada sossegada. À semelhança de antigamente, os ‘Mascarados Sem Juízo’, rapazes disfarçados que outrora invadiam estas tarefas rurais, para acicatar as moças e infernizar os serões de trabalho, garantem nesta tarde recriar esse espírito e espalhar humor e divertimento.

No final, vai ser servida uma merenda, com pataniscas, broa e ‘vinhão’, entre outros petiscos típicos, potenciando o convívio e a interação entre os visitantes e a população local.

Esta é uma oportunidade ainda para desfrutar de uma visita guiada ao Museu do Linho, conduzida pelo ‘mecenas’ do mesmo, o Sr. Abílio Ferreira, um entusiasta da cultura rural da região e um profundo conhecedor do ciclo do linho.

O Museu do Linho foi inaugurado há um ano atrás, após a reabilitação do edifício da escola primária de Marrancos, com o contributo da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo e do Município de Vila Verde. Abílio Ferreira cedeu todo o espólio de artefactos que compõem o conteúdo do museu, assim como as imagens que o ilustram no interior.

Em maio deste ano, a propósito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi lançado o percurso pedestre 'A Volta do Museu do Linho', com cerca de 3,8km, cujos principais atrativos são a passagem pela capela de Nossa Senhora da Guia e pela Cova dos Mouros, antiga exploração mineira romana de ouro, uma forma de acrescentar atratividade a este núcleo museológico.

O Museu do Linho tem entrada gratuita e está aberto, todo o dia aos sábados, e domingos, de manhã. À semana, mediante marcações feitas por telefone, junto do Sr. Abílio Ferreira (253 381 219 ou 919 625 131). Mais informações na página do Facebook: museu.linho. Coordenadas GPS para chegar ao museu: 41º 39’ 58” N, 8º 31’ 11” W.

0 comentários: