Cabanelas: Espadelada, folclore e artesanato animam Agridoce 2014


Os produtos hortícolas e fruta de época, os licores, a doçaria, aves, ovinos e caprinos são, apenas, alguns dos artigos que se podem encontrar na Agridoce - Feira de Agricultura e Doçaria de Cabanelas, Vila Verde, que este ano vai ter lugar entre os próximos dias 12 e 14 de Setembro.
Este ano não vai haver cortejo etnográfico que tem brindado as últimas edições, mas haverá outras iniciativas para apreciar, entre as quais uma espadelada do linho.

A organização do certame, que vai já na oitava edição, quer que este ano a vertente do artesanato tenha uma aposta mais forte e mais visível, mostrando também todo o tipo de trabalho variado que se faz a este nível, para além de uma maior predominância na divulgação da doçaria e da agricultura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através de Nuno Queirós (nfsqueiros@hotmail.com).

Ao longo dos anos este evento tem-se tornado uma referência no concelho e na região, tendo criado novas expectativas, de ano para a no, despertando sempre a maior curiosidade nos visitantes. Dezenas de stands participam neste certame que elogia o mundo rural e, sobremaneira, as actividades agrícolas. 

Mas para além de todos os produtos de excelência que podem ser encontrados na feira, destaque ainda para o programa de animação do evento, que vai contar com um encontro de rusgas, concertinas e cantares ao desafio (12 de Setembro), a actuação do grupo de música tradicional ‘Verde Canto’ (13 de Setembro) e um encontro de folclore e Ângelo Veloso ‘Anjinho’ (14 de Setembro). 

A Agridoce 2014 vai contar ainda com um momento tradicional muito importante: uma desfolhada - que está agendada para as 21 horas, do próximo dia 13 de Setembro. 
Mais uma vez, a organização espera ver cumpridos os objectivos do evento: a valorização dos produtos agrícolas, mas também o seu respectivo escoamento - sendo a Agridoce um palco privilegiado para muitos agricultores escoarem os produtos.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: