Vila Verde: Município de Vila Verde anuncia novas análises à água…e desaconselha 'banhos' até novos resultados na Praia do Faial e Mirante


Em nota de esclarecimento à edição online do jornal “O Vilaverdense”, o presidente da câmara municipal de Vila Verde, António Vilela, anuncia que serão realizadas “novas análises” à qualidade das águas dos rios Homem e Cávado «já amanhã» para aferir da existência (ou não) de elementos que impeçam banhos nas zonas fluviais a jusante; nomeadamente, as praias do Mirante e do Faial.
O autarca não esconde que a situação é «preocupante», embora assinale que «as análises da ARH-Norte sempre foram boas». Contudo, face às análises agora divulgadas pela Delegação de Saúde, que assinalam existência de “salmonelas”, o edil revela ao jornal “O Vilaverdense” que avançará com análises por parte de uma empresa que promoverá as recolhas já amanhã, quer no rio Homem, quer no Cávado. Até ter certezas quanto à qualidade de água para banhos, deixa claro: «Aconselhamos a que não se banhem nas águas». Em relação a eventuais descargas poluentes provenientes da margem do concelho de Braga, ou a agora apontada má depuração da ETAR de Amares, António Vilela deixa apenas uma certeza: «a empresa contratada pelo município de Vila Verde vai fazer recolhas ao longo das margens e logo veremos quais os resultados e o relatório». Espera «que seja um processo rápido para dar notícias concretas aos veraneantes e a todos os que usam e usufruem do rio».

0 comentários: