O Programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
Culmina com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário foram convidadas a participar. E a ESVV esteve lá, após as várias etapas ganhas, na fase final do Programa, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio.
O Programa Parlamento dos Jovens segue diversas etapas, ao longo do ano letivo, que são semelhantes para as Sessões do ensino básico e do secundário. A sequência é a seguinte:
- TEMA Secundário - Crise Demográfica.
Na nossa escola o debate do tema envolveu os alunos do 10º (F,G,H), 11ºA, e 12ºD anos (4 turmas). Este debate contou com a presença do deputado João Lobo.
- Entretanto, os alunos, organizados por listas, realizaram a “sua campanha eleitoral” defendendo recomendações sobre o tema da sua sessão, com posterior processo eleitoral.
- A Sessão Escolar com os alunos eleitos serviu para aprovar o projeto de Recomendação da Escola e eleger os seus representantes a uma Sessão Distrital que se realizou em Braga, para aprovação das deliberações de cada círculo eleitoral e eleição dos deputados das Escolas à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Foram eleitos dois alunos da ESVV, que foi uma das cinco escolas eleitas para participar na sessão nacional na Assembleia da República.
A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens na Assembleia da República foi organizada em dois dias, sendo o primeiro dedicado a reuniões de Comissões, presididas por deputados da AR, e o segundo à realização da Sessão Plenária onde foi aprovada a Recomendação final sobre o tema. Nessa sessão os trabalhos foram conduzidos por uma mesa de jovens eleitos, com uma primeira parte de um período de perguntas a deputados da AR com representação de todos os Grupos Parlamentares e, numa segunda parte, os jovens debateram as medidas aprovadas nas Comissões, selecionando dez que integraram a Recomendação final à AR.
Na Recomendação final deste ano a medida nove saiu textualmente do projeto de recomendação aprovado na nossa escola.
No fim desta atividade, os alunos reconhecem sempre que “saem diferentes”…
Muitos objetivos são conseguidos com esta experiência juntos dos jovens, nomeadamente o estimular das capacidades de argumentação e debate de ideias (não de interesses…) com respeito pelos valores da tolerância e diversidade de opiniões, o conhecer o significado do mandato parlamentar e processos de decisão do parlamento e o sensibilizar para uma participação cívica ativa no seu futuro. Proporcionou-lhes a discussão de um tema muito atual e pertinente, fazendo-lhes refletir sobre os problemas que o país vai enfrentar no futuro - o futuro deles face a esta crise demográfica.
Em jeito de conclusão, se juntarmos esta atividade ao prémio nacional recebido do Parlamento Europeu, posso dizer que os jovens da ESVV deixaram orgulhosa toda a sua comunidade educativa, em especial os professores promotores destas iniciativas que estimulam a participação cívica entre os jovens e que a avaliar pela abstenção, verificada nas últimas eleições, bem falta faz a estes jovens futuros eleitores.
Nota: Convido a lerem a Recomendação à Assembleia da Republica aprovada na sessão plenária do dia 27 de maio, na página http://app.parlamento.pt/
* Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, com a colaboração de fernanda Barbosa, docente da ESVV
Fonte Correio do Minho por Luís Monteiro
0 comentários:
Enviar um comentário