Vila Verde: Maios no Centro Escolar de Vila Verde


No âmbito do Plano Anual de Atividades do Centro Escolar de Vila Verde, toda a comunidade escolar se envolveu na elaboração de maios.


Com o objetivo de preservar ou recuperar tradições, todas as turmas fizeram o seu maio, utilizando materiais recicláveis, os quais constituem uma exposição que está patente ao público no átrio interior da portaria desta escola.

A origem desta tradição perde-se no tempo e as razões para este uso são diversas. Há quem o faça como símbolo da chegada da Primavera ou renascimento da vida vegetal; outros fazem os maios para dar as boas vindas ao mês de Maio, cheio de trabalhos para o agricultor, para que as vessadas lhe corram bem; outros colocam os maios para que o diabo ou as bruxas não entrem em casa. Subjacente a este costume existe a lenda das maias que ajuda a justificar esta tradição. Seja como for o importante é fazer renascer ou reavivar estas tradições.

Lenda

"Conta-se que certo dia andavam os judeus à procura de Jesus para O matarem e à noitinha, viram que Jesus se recolheu numa humilde casinha.

Então, para na manhã seguinte saber qual era a casa e O prenderem, colocaram um ramo de giesta florida no fecho da porta.

Ao amanhecer, como por milagre, todas as portas estavam enfeitadas com ramos de giestas. Os judeus ficaram desorientados e não conseguiram descobrir a casa em que Jesus estava.

Por isso ainda hoje no dia 1º de Maio, há o costume de se enfeitarem as portas das casas com giestas, às quais se dá o nome de maias, por florirem em maio."

0 comentários: