Vila Verde: Centro Escolar de Cervães completa rede escolar concelhia


“A escola da persistência”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, classificou o Centro Escolar de Cervães, cuja primeira pedra foi lançada ontem.

O edil vilaverdense explicou que foi a persistência que permitiu avançar com a construção de um novo Centro Escolar, ao lado da actual EB1 e do pavilhão desportivo que está em fase de conclusão.

António Vilela justificou que o Centro Escolar de Cervães é construído “no momento possível” e que “foi preciso um empenho muito forte do município” para a obra se concretizar.
“Quando muita gente já tinha desistido, insisti que era possível concluir a rede escolar no concelho” afirmou ontem o presidente da câmara, dando conta do andamento de mais três obras: a ampliação do Centro Escolar de Soutelo; o Centro Escolar da Lage, em fase de acabamentos, e o Centro Escolar de Turiz.

“Com estes quatro equipamentos, a rede fica completa e todos os alunos ficam em igualdade no que toca às condições de qualidade”, referiu António Vilela.

“Foi tudo conseguido no limite” explicou o edil, lembrando que quando foi apresentad a a candidatura já não havia verba para equipamentos escolares e que foi preciso reprogramar os fundos.
Neste contexto, António Vilela saudou o esforço dos técnicos do município e o empenho do vogal executivo do programa operacional ON2, Carlos Duarte.

O autarca vilaverdense congratulou-se com a construção, em Cervães, de “um complexo educativo com todas as condições”, não só para a prática educativa, mas também para a prática desportiva. 

Os dois equipamentos representam um investimento global superior a três milhões de euros.
António Vilela realçou também a atenção que o município vilaverdense tem dado à educação ao afectar-lhe 35 por cento do seu orçamento anual. “É sinal da importância que damos ao futuro que começa nos bancos da escola” argumentou.

O presidente da Junta de Freguesia de Cervães, Hélder Forte, concorda que, com a construção do Centro Escolar, “começa o futuro das crianças”. O delegado regional de Educação do Norte, Aristides Sousa, destacou o facto do Ministério da Educação “continuar a fazer um esforço significativo em investir na educação”, apesar da situação que o país atravessa no momento.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: