A recolha de lixo em Vila Verde vai ser assegurada, a partir de 01 de junho, por uma empresa privada, serviço que custará 490 mil euros anuais ao município, informou hoje o presidente da Câmara.
Segundo António Vilela, a concessão a privados da recolha de resíduos sólidos urbanos significará uma poupança anual para os cofres do município de cerca de 210 mil euros.
O autarca destacou que o concessionário assegurará a recolha “quase sistemática de monstros” e instalará contentores subterrâneos.
A concessão, por 10 anos, já tem o visto do Tribunal de Contas.
O objetivo da Câmara é modernizar a recolha, assegurando serviços “mais eficientes e que contemplem todas as freguesias com superior eficácia”.
A empresa adjudicatária fica ainda obrigada a realizar campanhas de sensibilização ambiental junto da população em geral e da comunidade estudantil em particular, que terão um custo associado ao valor correspondente a 3% do valor do contrato.
Os vereadores do PS votaram contra a concessão, considerando que o negócio configura um “verdadeiro atropelo à legalidade e à defesa do interesse público”.
Segundo os socialistas, da concessão “não resultará qualquer mais-valia para a qualidade da recolha dos resíduos”.
0 comentários:
Enviar um comentário