Soutelo: Instituto Empresarial do Minho já acolheu 73 empresas e criou mais de 150 postos laborais


Um total de 73 empresas já incubaram o Instituto Empresarial do Minho, em Soutelo, Vila Verde, criando cerca de 150 postos de trabalho. A maior incubadora de empresas da região acolhe, neste momento, 44 empresas, num total de 114 postos de trabalho.


“Estimular e apoiar o arranque, desenvolvimento e fixação de actividades económicas de valor acrescentado” constituiu-se como a grande missão do Centro de Incubação de Empresas do IEMinho em 2008 - altura em que abriu as portas, com o objectivo de gerar valor para a região e para o país.

Volvidos seis anos, o coordenador do IEMinho, Rui Fernandes, não tem dúvidas em afirmar que o instituto é a incubadora de excelência da região. “Neste momento, falar de empreendedorismo no Minho, é ter como referência o IEMinho”. Em jeito de balanço, o responsável aponta para o facto de “90 por cento das empresas que nasceram aqui, atingiram a sua fase de expansão e prosseguiram para o mercado. Elas são o nosso exemplo de sucesso”. 

Com uma taxa de ocupação sempre em crescente, que obrigou à duplicação das instalações no final do ano passado, num investimento que ultrapassou 1,5milhões de euros, o IEMinho nasce em 2008 com oito empresas. Ao longo destes seis anos, foram apoiados centenas de projectos e incubadas 73empresas: “houve empresas que cresceram e tornaram-se autónomas no final dos três anos de incubação; houve empresas que se desdobraram, tendo dado origem a outras empresas cada vez mais especializadas; houve também casos de ideias que não vingaram no mercado e houve exemplos de empreendedores que fizeram aqui nascer mais do que uma empresa”, pormenoriza Rui Fernandes.

A incubadora oferece consultorias especializadas e acesso a parceiros de negócio. Localizado em Vila Verde, a cerca de três quilómetros de Braga, o Centro de Incubação de Empresas do IEMinho apoia os empreendedores no desenvolvimento das suas ideias de negócio, disponibilizando meios físicos e materiais, assim como serviços de apoio à gestão. Os incubados, além de um edifício exclusivo com uma área de 2.650m2, onde dispõem de favos de incubação e espaços de co-working equipados com mobiliário e infraestruturas técnicas, têm ao seu dispor um conjunto de consultorias especializadas, nas áreas da gestão, marketing, inovação e internacionalização, aos quais acresce o acesso privilegiado a parceiros de negócios.

“No IEMinho, o nosso compromisso é estimular e fortalecer o negócio daqueles que nos vêm apresentar a sua ideia, e à qual nós damos o nosso apoio. A partir do momento em que um empreendedor nos apresenta a sua ideia, e nós decidimos seleccioná-lo; ele encontra aqui toda a dinâmica e suporte necessário para o crescimento da sua empresa”, sustenta o responsável do instituto.

Fonte Correio do Minho

0 comentários: