Reconhecendo a importância do desenvolvimento do Programa Eco - escolas no seu concelho, a Câmara Municipal de Vila Verde assume o papel de Município parceiro nos últimos anos.
O Eco - Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino (do pré ao superior). A sua metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
No presente ano letivo as escolas inscritas no Programa são: Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, Escola EB1/JI Sobral – Cervães, Escola Secundária de Vila Verde, Escola Básica da Ribeira do Neiva e Escola Profissional Amar Terra Verde.
O apoio do Município a iniciativas direcionadas para a proteção da sustentabilidade ambiental tem vindo a manifestar-se na diversidade de iniciativas promovidas e desenvolvidas em pareceria com as escolas. O Programa Eco - Escolas tem vindo a ganhar relevância e a merecer por parte dos intervenientes no processo educativo maior investimento.
Neste momento, com a adesão do Município à Associação Internacional de Cidades Educadoras, importa cada vez mais desenvolver estratégias de atuação paralelas às funções tradicionais, nomeadamente económicas, sociais e de prestação de serviços.
Importa investir na formação, promoção e desenvolvimento integral das comunidades, sendo a questão ambiental sempre uma questão atual.
O Município Educador deverá garantir a qualidade de vida de todos os seus habitantes.
Significa isto, um equilíbrio com o ambiente natural e o direito a um ambiente sadio.
Deverá promover ativamente a educação para a saúde e a participação da comunidade nas boas práticas de desenvolvimento sustentável ( Carta das Cidades Educadoras).
Neste âmbito decorreu no Parque de Exposições de Braga, entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Seminário Nacional Eco - Escolas 2014. Este seminário teve como objetivo impulsionar o programa «Eco - Escolas», através de momentos de comunicações temáticas, ateliers e partilha de boas práticas em Eco - Escolas e em municípios.
O Município de Vila Verde esteve representado por dois técnicos envolvidos em projetos de educação ambiental, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências.
A Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva teve a seu cargo uma intervenção neste seminário, no painel designado – “Boas Práticas em Eco-Escolas”, bem como o desenvolvimento de um fórum temático.
0 comentários:
Enviar um comentário