Lage: Recria tradição da matança da ceba e rejoada

rojões à minhota

No próximo fim de semana, 16 e 17 de novembro, a freguesia da Lage vai recriar uma das mais pitorescas tradições da ruralidade: a matança da Ceba, no lugar de Goja, com uma rejoada comunitária no dia seguinte, na sede da Junta, iniciativas organizadas pela Junta de Freguesia da Lage e inseridas na programação Na Rota das Colheitas, dinamizada pelo município de Vila Verde.

A prática ancestral da matança da ceba vai ser mais uma vez recriada na Lage, este sábado, no lugar de Goja, nos moldes das duas edições anteriores. A partir das 17h00, o animal será sacrificado e retalhado, como se fazia antigamente. Esta prática, atualmente em desuso, era feita para ao longo do inverno a sua carne alimentar famílias inteiras. Diz o povo que "no porco tudo se aproveita".

No caso desta ceba, a sua carne será consumida ao almoço do dia seguinte, domingo, numa rejoada para toda a freguesia e visitantes que queiram dela partilhar. Para efeito, os comensais devem isncrever-se no dia anterior, durante a matança, para que a organização tenha conhecimento da quantidade de participantes com que vai contar neste grande almoço, agendado para as 13h de domingo, na sede da Junta de Freguesia da Lage.

Durante a matança, haverá ainda animação e sopas de cavalo cansado, na recriação de uma prática peculiar, para quem tem estômago forte e aprecie o convívio num ambiente rural.

0 comentários: