Vila Verde: Município aprova protocolos com IPSS´s do concelho para melhorar apoio social (via C.M.V.V.)


O Município de Vila Verde aprovou, esta manhã, a celebração de dois Protocolos de cedência de instalações municipais (antigas escolas do 1º ciclo) ao Centro Social da Paróquia de Covas e ao Lar do Trabalhador de Prado, cuja efectivação permitirá às duas IPSS´s o desenvolvimento em melhores condições das suas actividades de âmbito social. Com esta deliberação, o Município de Vila Verde cumpre duas funções importantes: «contribuir para a criação de melhores condições no apoio social prestado pelas nossas instituições particulares de solidariedade social, importantes parceiros nesta área; e a (re)activação de um importante património concelhio que se encontra sem utilidades pública».

A aprovação das minutas para o estabelecimento dos referidos protocolos foi aprovada esta manhã, «uma medida de amplo alcance social e de apoio a duas instituições que têm vindo a desenvolver um meritório trabalho na área social, uma na zona norte do concelho e outra numa área também sensível, a Vila de Prado», sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. 

No caso do Centro Social da Paróquia de Covas, a cedência, em regime de comodato, das instalações da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância local (desactivada por força do reajustamento da rede escolar, a partir do ano lectivo 2012-2013), permitirá à instituição utilizar aquele edifício para o desenvolvimento das suas actividades de âmbito social, nas valências de SAD e SADI, particularmente destinadas à população idosa e pessoas dependentes nas freguesias na área de influência daquela IPSS. 

Em relação ao Lar do Trabalhador de Prado, sob a égide da Fábrica da Igreja de Santa Maria de Prado, este recebe, a título precário e gratuito, as instalações da Escola Básica do 1º Ciclo da Vila e respectivo logradouro, equipamento também desactivado por força do reajustamento da rede escolar, a partir do ano lectivo 2013-2014. A instituição vai ali promover acções e projectos destacados no âmbito das actividades regulares de apoio à Terceira Idade. 
«São parceiros importantes do Município de Vila Verde na concretização de projectos de apoio à primeira-infância e à Terceira Idade, bom como de pessoas dependentes, pelo que o que agora concretizamos é apenas a materialização de um apoio efectivo em ordem à melhoria da qualidade do serviço de relevo que têm prestado», assinala o edil vilaverdense. Para o Dr. António Vilela, «esta é mais uma medida de entre muitas outras que temos aprovado no sentido de melhorar a prestação de serviços nas camadas mais frágeis da população vilaverdense».


0 comentários: