Vila Verde: Abre centro educativo de 1,5 Milhões de Euros e fecha quatro escolas primárias (via A.M.)

novo Centro Educativo de Prado © Correio do Minho

O novo Centro Educativo de Prado, em Vila Verde, um investimento de 1,5 milhões de euros, abre portas no início do ano letivo 2013-2014, implicando o fecho de quatro escolas “primárias” da freguesia, informou hoje o Município.

Em comunicado, a Câmara acrescenta que o novo centro educativo tem 12 salas de aulas e vai acolher 264 alunos, que até aqui eram distribuídos por quatro escolas.

O presidente da Junta de Prado, Paulo Gomes, garantiu à Lusa que “já há ideias” para a reutilização dos edifícios agora desativados, que poderão passar por uma “miniloja do cidadão”, sedes para associações ou espaços para as atividades da paróquia.

Segundo o autarca, das escolas que agora encerram, a de Francelos era a que tinha maior número de alunos (cerca de 100), situando-se a da vila no polo oposto, com perto de 30.

“A concentração num único edifício parece-me uma medida interessante, para garantir qualidade quer ao corpo docente quer aos alunos”, sublinhou.

No ano letivo 2013-2014, e segundo a vereadora da Educação na Câmara de Vila Verde, o concelho terá em funcionamento seis centros educativos e 15 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, para cerca de 2.100 alunos.

Entretanto, acabam de ser aprovadas as candidaturas para as obras de ampliação e requalificação das escolas de Cervães, Lage e Soutelo, convertendo-as em centros escolares, que vão acolher perto de 550 alunos.

Os projetos vão ser financiados em perto de quatro milhões de euros pelos fundos comunitários.

Com estes investimentos, fica “praticamente concluída” a rede de equipamentos prevista na Carta Educativa da Vila Verde. 

Segundo Júlia Fernandes, o concelho tem registado uma quebra anual entre 50 a 100 alunos no 1.º ciclo, uma tendência que, se se continuar a registar, poderá levar ao encerramento, no futuro, de mais escolas.

0 comentários: