Portugal: Universidade do Minho sobe propinas para 1037 euros (via Correio do Minho)



São mais 37 euros e 49 cêntimos que os estudantes da Universidade do Minho vão pagar de propinas. O Conselho Geral aprovou ontem o valor de 1037,20 euros para o próximo ano lectivo.
O aumento do valor das propinas foi aprovado com dez votos favoráveis.

Votaram contra os quatro estudantes que têm assento no Conselho Geral, entre os quais o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Hélder Castro, e também dois conselheiros. Registaram-se ainda três abstenções.

Este ano, recorde-se, o valor das propinas na academia minhota foi de 999,71 euros.
A proposta de aumento das propinas era já conhecida. Foi apresentada pelo reitor António Cunha que a justificou com a criação de um fundo social para ajudar os estudantes mais carenciados da academia. 

Ontem, em declarações à Agência Lusa, Hélder Castro salientou que, “embora seja compreensível a intenção do reitor”, não cabe aos estudantes “fazer o papel do Estado” no financiamento do Ensino Superior.


Estudantes contestam aumento

“Não vamos fazer o papel do Estado no que toca a apoiar os estudantes, apesar de querermos encontrar formas de suportar e ajudar os estudantes. Substituir o Estado não será o caminho indicado”, defendeu o presidente da AAUM.

Para o representante dos estudantes no Conselho Geral da academia minhota, “esta decisão é um erro” e “terá consequências”.

“Os estudantes já têm dificuldade em pagar as propinas, material de estudo e alimentação. Embora tenha sido argumentado que os cerca de 30 euros não são um valor muito significativo, a somar ao resto, vai aumentar a dificuldade de muitos estudantes em permanecerem nas faculdades”, avisou.


Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: