Soutelo: Milhares de peregrinos rumam ao Alívio (via C.M.)



A freguesia de Soutelo, em Vila Verde, está em festa até ao próximo domingo com a romaria e peregrinação à N.ª S.ª do Alívio. 
Para amanhã está marcada uma missa vespertina, às 18.30 horas.
Para domingo a peregrinação parte de todas as paróquias do Arciprestado de Vila Verde. A missa está marcada para as 9 horas e, meia hora depois, é a partida da Igreja Matriz de Vila Verde, sendo que a partida da Igreja de Soutelo está prevista para as 10 horas. Pelas 11 horas começa a missa campal, presidida pelo bispo D. António Moiteiro. 
A festa prossegue da parte da tarde, a partir das 16 horas, com a recitação do terço, pregação e consagração do concelho de Vila Verde a N.ª S.ª do Alívio.
Ainda da parte da tarde, pelas 18 horas, é celebrada mais uma missa. 
O santuário do Alívio é um importante centro de peregrinação, como se comprova pela presença permanente de peregrinos, em especial ao domingo, dia em que também se realiza uma pequena feira.
Porém, os dias mais importantes, são o segundo e terceiro domingos deste mês, altura em que ocorre a romaria em honra de Nossa Senhora do Alívio, na qual as procissões adquirem particular destaque. 
A procissão deste domingo é marcada pela concentração dos peregrinos em dois locais distintos: o centro de Vila Verde e o cruzeiro dos Quatro Evangelistas, em Soutelo. Destes locais, os peregrinos vão, em procissão, até ao santuário.
A participação de milhares de pessoas nas diferentes actividades que se realizam nestes dias, constitui a expressão da profunda religiosidade do povo da região, também observável nas ofertas ao santuário. 
Ex-votos e iconografia dos mais variados tipos concentram--se na capela das promessas. De particular destaque é um conjunto de quatro jibóias, uma das quais oferecidas em 1818 por um emigrante no Brasil.

0 comentários: