Um enorme balão de cores, que ilumina a noite e pode elevar-se 20 metros em segundos, tornando o impossível possível. Esta é uma das grandes atracções e novidades da segunda edição da Noite Branca, que anima o centro da cidade no próximo sábado e madrugada de domingo. “O Heliosphere é uma performance que nunca tinha sido feita, pelo menos no norte do país, e que usa um balão de hélio e através de música e luzes cria a ilusão de voar, iluminando as ruas da cidade”, explicou Ana Pedrosa, colaboradora da empresa Opium, admitindo que todos esperam “com grande expectativa este espectáculo que terá muito impacto e visibilidade”.
A performance, da responsabilidade da companhia The Dream Engine, promete “um grande impacto aéreo”, onde o elemento central conta com 6,5 m2 de diâmetro. “Vamos ter um grande balão branco insuflável com hélio e um acrobata suspenso no balão”, contou aquela responsável, revelando que o acrobata “pode subir cerca de 20 metros e ao mesmo tempo conseguir tirar um chapéu de alguém do público. É uma oportunidade de todos assistirem ao espectáculo durante 20 minutos, duas vezes, no próximo sábado. O local escolhido foi a Praça da República, “um espaço privilegiado para receber e acolher este tipo de performance”, assegurou.
A companhia já fez este tipo de espectáculos, mas este formato foi construído em exclusivo para a segunda edição da Noite Bracans, onde não faltam os balões e a lua, que estão associados a este evento.
Esta versão, criada exclusivamente para Braga, promete levar milhares à Praça da República no próximo sábado. “A ideia surgiu porque se considerou que o imaginário da Noite Branca está associado aos elementos desta performance e de certeza que irá funcionar muito bem”, frisou Ana Pedrosa.
Este espectáculo “pode ser apreciado a uma grande distância porque permite uma grande visão e é uma boa solução para contrapor aos espectáculos mais concentrados nas diversas ruas do centro histórico da cidade”, referiu a colaboradora da empresa responsável pelo projecto.
A equipa desta performance única e exclusiva é constituída por quatro elementos, mas 20 voluntários estão prontos a ajudar a ‘pôr no ar’ este espectáculo, ajudando a insuflar o balão com hélio e a organizar o público presente.
Esta é a razão pela qual foi anunciado que na Noite Branca todos iriam ficar também a olhar para o céu. Por isso, fica aqui o repto lançado pela Fundação Bracara Augusta, organizadora do evento: “Vais ficar em casa ou vens?”.
Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa
Vídeo demonstrativo da performance "Heliosphere"
0 comentários:
Enviar um comentário